quarta-feira, 24 de julho de 2024

VI Jornada de Sistemas de Informação do CEST acontece na capital maranhense

Nunca se viveu um momento tão desafiador e disruptivo como a era atual, onde a tecnologia a cada dia apresenta novas ferramentas para ajudar – ou seria substituir – a força de trabalho humana na realização de tarefas do cotidiano em praticamente todas as áreas, das mais simples até às mais complexas.

Nesse contexto, não poderia ser mais oportuno o tema da VI Jornada de Sistemas de Informação do CEST, que neste ano vai debater amplamente a “A reEVOLUÇÃO da Inteligência Artificial”, as inscrições já estão abertas e o evento contará com palestras e mesa-redonda. O objetivo é proporcionar a integração de discentes, docentes e profissionais da Computação e áreas fins, por meio de abordagens científicas e intercâmbio de experiências, com ênfase na Inteligência Artificial (IA), suas aplicações e implicações nas mais diversas áreas e na sociedade.

A VI Jornada acontece nos próximos dias, hoje e amanhã, dias 10 e 11 de maio, das 18h às 22h, no auditório da Faculdade CEST no Anil. No primeiro dia do evento, haverá as palestras “O que é Inteligência Artificial na verdade e suas aplicações” proferida pela Profa. Dra. Marta de Oliveira Barreiros; seguida de “Os Tipos de Inteligência Artificial”, a ser apresentada pelo Prof. Dr. Caio Magno Aguiar de Carvalho e encerrando a programação, “Inteligência Artificial nos jogos sérios de entretenimento” a ser proferida pelo Prof. Mestre José Nunes Oliveira Neto.

No segundo dia, nesta quinta-feira (11), a programação inicia com o tema “Como transformar o mundo através da TI” pelo professor especialista Carlos Wagner da Costa; seguida da apresentação “A problem posing e solucion: tendências e perspectivas” do Prof. Phd Carlos Henrique Barroqueiro (Brasília). Ele é um renomado pesquisador com vasta experiência docente. Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo, Licenciatura Plena em Matemática pelo Centro Universitário Claretiano e Mestrado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica e Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul. Pós-doutorado em Educação Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Atualmente, é Professor e Pesquisador da área de Educação Aplicada à Engenharia Elétrica do Instituto Federal São Paulo unidade Cubatão.

E encerrando a Jornada, a mesa redonda com esse instigante tema: “Impacto da Inteligência Artificial na educação e nas profissões”, que vai contar com a participação dos diversos docentes.

As inscrições estão abertas para acadêmicos e profissionais de todas as áreas do CEST, assim como pessoas da comunidade, e devem ser realizadas via Sympla, mediante a doação de 1 lata de leite em pó, a ser entregue no dia do evento. Mais informações no link da inscrição ou pelo telefone 3213.8008

– Publicidade –

Outros destaques