quarta-feira, 12 de maio de 2021

8 passos para pequenos negócios pensarem em uma empresa centrada na experiência do cliente.

8 passos para pequenos negócios pensarem em uma empresa centrada na experiência do cliente.

Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

De acordo com o Sebrae (2020) atualmente, os MPE representam 30% do PIB brasileiro. Para 40% dos brasileiros, abrir um negócio próprio significa antes de tudo realizar um sonho. Porém, não se pode iniciar um sonho sem saber o caminho para realizar e é bem aí que mora o perigo. Segundo o mesmo estudo, com a pandemia, 89% dos MPE estão sofrendo com a queda do faturamento e 52% dos empreendedores brasileiros não têm capacitação profissional para fazer a gestão de suas lojas. 

Sempre que vou realizar mentorias de negócios ou treinamentos de mercado para pequenos negócios, gosto de avaliar 8 variáveis estratégicas da operação que ajudam a exponencializar o negócio e se diferenciar da concorrência. 

QUAIS SÃO AS 8 VARIAVEIS DE NEGÓCIOS FOCADA EM MARKETING DE EXPERIÊNCIA? 

Produto com valor: primeiro, pense na proposta de valor do seu produto. Qual a promessa e missão da sua marca? Como ela fará a diferença na vida do consumidor? Qual a diferença dela para a concorrência. Observação: não vale dizer que é qualidade, pois, qualidade não é diferencial competitivo, é obrigação.  

Preço como benefícioqual a sua estratégia de precificação e benefícioPense como você pode utilizar o preço de forma estratégica para fidelizar. Por exemplo, o uso de cashback, milhas, pontos, cartão fidelidade são boas táticas nesses processos. 

Canais de relacionamento e vendas: a sua marca precisa ser multicanal e oferecer atendimento e vendas de forma conveniente, seja no físico ou digital. Pensar nesses pontos ajuda a diminuir o esforço do cliente. Menos esforço é sinal de mais satisfação.  

Comunicação educativa: as estratégias de divulgação da sua marca não podem mais serem invasivas, hoje uma boa publicidade é educativa e instrutiva. Dê dicas, orientações, ensine sobre o produto ou temas que conversem com a sua missão. 

Pessoas que encantam: foque na contração e desenvolvimento do seu time. Eles é que farão o seu negócio funcionar, portanto, investir sempre em pessoas é fundamental em tempos de crise. 

Processos sem fricção: vejo muitos negócios sem scripts, procedimentos operacionais e sem políticas de qualidade. Só cresce quem é organizado, portanto trabalhe para organizar corretamente a sua operação e eliminar fricções de compra, pagamentos e relacionamento.  

 

Acompanhamento da produtividade: o que não pode ser medido não pode ser administrado. Todo negócio precisa ter indicadores de performance. É importante definir, acompanhar, analisar e tomar decisão com base em dados. Todo negócio precisa ter indicadores de vendas, clientes, conversão, retenção, satisfação e outros que ajudem a gerenciar a operação. 

Percepção do negócio: é fundamental também analisar como cliente e colaboradores enxergam o negócio. Esse acompanhamento ajuda a identificar oportunidades de melhoria para encantamento. 

 

Todos esses processos fazem parte da gestão de um pequeno negócio e devem ser levados a sério. Pense nisso!  

Fernando Coelho 

Autor do livro Customer Experience Descomplicado e mais 4 livros. Doutorando em Gamificação.  Mestre em Tecnologias Educacionais. MBA em Marketing, Especialista em Administração Estratégica e Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior. Gestor de Branding e Desenvolvimento do Ceape Brasil ,Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Marketing, Inovação e Experiência do Cliente da UNDB. 

– Publicidade –

Outras publicações