quinta-feira, 17 de junho de 2021

Fique Ligado no São João na Guará
Veja ideias de exercícios para manter saúde em dia mesmo depois do carnaval

Veja ideias de exercícios para manter saúde em dia mesmo depois do carnaval

Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

O carnaval esta terminando e para muitos que queriam arrasar no carnaval esse pode ser um momento critico. Sem festas, a rotina volta ao normal. O cansaço físico e mental que o carnaval traz pode tirar o foco na manutenção de hábitos saudáveis. O Portal Guar da dicas para manter o corpo em equilíbrio.

O corpo tem um funcionamento bastante complexo e interessante. À medida que crescemos, aprendemos a lidar com ele. Ações simples como caminhar, falar, controlar a bexiga e mastigar, entre outros movimentos, são essenciais para o ser humano. Assim, trabalhar o controle do corpo é mais importante do que pensamos.

Através das experiências e situações que vivemos todos os dias, aumentamos a nossa amplitude de movimentos, a coordenação e a propriocepção. Certas pessoas desenvolvem um melhor controle do corpo, dependendo de sua genética e das atividades que realizam.

Dançarinos e atletas geralmente têm um senso de controle do corpo mais desenvolvido do que outros indivíduos, por causa do treinamento que fazem quase todos os dias. Mas, mesmo que você não seja um atleta profissional, existem diferentes exercícios que você pode fazer para controlar o seu corpo muito melhor.

Exercícios para melhorar o controle do corpo

Um melhor controle do corpo pode permitir treinos mais eficazes e, além disso, uma maior prevenção de lesões. Por isso, tome nota dos exercícios que vamos compartilhar a seguir:

1. Prancha

A prancha é um excelente exercício para trabalhar o controle de vários grupos musculares e do funcionamento do corpo como um todo. Como este é um exercício isométrico, ele deve ser feito com cuidado para que cada parte do corpo esteja posicionada corretamente.

Homem fazendo prancha

Antes de fazer o exercício durante um período prolongado, é melhor levar alguns minutos para garantir que você esteja com a postura correta. Feito isso, você pode executar séries de 60 segundos para melhorar o controle dos músculos e membros.

2. Postura da árvore e da bailarina

Em geral, o Yoga é uma prática que é completamente benéfica para a coordenação, a propriocepção e o desenvolvimento psicomotor. A principal razão é que ele exercita a respiração, juntamente com os movimentos do corpo e o controle dos pensamentos.

Portanto, incluir o Yoga entre as suas atividades pode ajudar a melhorar o seu desempenho esportivo. Se você não tiver tempo suficiente para praticá-lo, existem duas posições simples para adicionar à sua rotina esportiva:

  • Postura da árvore: para executar essa postura de equilíbrio, você deve permanecer firme, levantar a perna direita e apoiá-la na perna esquerda. Uma vez que você tiver encontrado o equilíbrio, eleve os braços, junte as palmas das mãos e permaneça nessa posição durante trinta segundos.

A postura da árvore estimula a concentração para controlar o seu corpo e para se manter em pé sem precisar se apoiar em nada. É importante mencionar que é errado apoiar o pé no joelho, o correto é apoiá-lo na coxa.

Melhorar o controle do corpo
  • Pose da bailarina: equilíbrio, flexibilidade, coordenação e força são aspectos que são trabalhados na postura da bailarina. Por isso, é fundamental estar realmente focado em posicionar o seu corpo adequadamente.

Comece em pé e eleve a perna esquerda para trás, segure o tornozelo com a mesma mão, enquanto o joelho é levemente flexionado. Estenda o braço direito à sua frente para ter mais equilíbrio.

Para uma postura mais exigente, não permita que o seu peito fique voltado para baixo, mas sim para cima. Além disso, não se esqueça de manter uma respiração estável para facilitar a execução dessa postura.

Melhorar o controle do corpo

3. Burpees

Os burpees são um exercício característico do CrossFit e da calistenia. Eles foram criados para treinar soldados americanos para a Segunda Guerra Mundial. Além disso, este é um exercício composto por vários exercícios que trabalham força e o condicionamento cardiovascular.

Fazer burpees pode levar à obtenção de um corpo definido. A melhor parte é que isso também aumenta o nível de controle do corpo. Portanto, eles ajudam a modificar positivamente elementos como agilidade, coordenação e memória muscular.

Para executar os burpees, você precisa de uma superfície espaçosa onde você possa se mover sem problemas. Agache-se e, com as mãos no chão, estenda as duas pernas para trás e faça uma flexão de braços. Então, retorne à posição agachada e dê um salto para iniciar o ciclo novamente.

Mulher fazendo burpees

4. Parada de mãos

Entre os exercícios para obter o controle do corpo ideal, destaca-se a parada de mãos, um exercício usado na ginástica, em alguns estilos de dança, no Yoga e em outras atividades. Executá-la é muito difícil, no entanto, uma vez que o corpo adquirir maior controle, ela se tornará um exercício simples.

Os iniciantes devem contar com a ajuda de uma parede para fazer a parada de mãos. Se possível, eles também devem ter uma pessoa atenta à sua segurança para executar o exercício.

Para fazê-lo, posicione-se perto da parede, agachado e com as mãos apoiadas no chão. Mantenha os braços e ombros firmes enquanto toma impulso com um pé e empurra o seu corpo em direção à parede. Eventualmente, tente se afastar dela.

Em resumo, trabalhar o controle do corpo é útil para qualquer tipo de esporte que você praticar. Isso também é benéfico para a saúde, porque assim você manterá um melhor desempenho em diferentes ações da vida diária e, ao mesmo tempo, terá um relacionamento saudável entre corpo e mente.

– Publicidade –

Outros destaques