terça-feira, 8 outubro, 2019
Início Bem-Estar & Saúde Ações Sociais marcam o dia do Cooperativismo no MA

Ações Sociais marcam o dia do Cooperativismo no MA

O Dia Internacional do Cooperativismo está sendo celebrado neste sábado (6) em todo o país com diversas atividades. Aqui no Maranhão, não é diferente. Em Paço do Lumiar, na Grande São Luís, um Shopping foi o local escolhido para concentrar diversas atividades de cooperação.

O encontro teve início às 7h e deve seguir até o final da tarde. A programação conta com serviços gratuitos como cortes de cabelo, consultas médicas, consultas odontológicas, consulta oftalmológica, oficinas em geral e palestras de sobre o 1º emprego e atividades para as crianças.

Já no bairro do Angelim, em São Luís, a ação social está acontecendo na escola Haydee Chaves e também oferece atividades como corte de cabelos, serviços de manicure e recreação. Em todo o estado, 35 cooperativas pretendem beneficiar cerca de três mil pessoas apenas na celebração.

Data Internacional
O Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado há 96 anos e, há 25 anos, foi adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O tema mundial das celebrações deste ano é “Cooperativas pelo Trabalho Decente”.

De acordo com a ONU, o cooperativismo é um modelo de empreendimento econômico em que os trabalhadores controlam, de forma democrática, o capital resultante do seu trabalho/cooperação.

Para as Nações Unidas, como as cooperativas não são centradas no dinheiro e sim nas pessoas, esse modelo não perpetua nem acelera a concentração de capital e distribui a riqueza de forma mais justa.

Ainda segundo a ONU, a primeira cooperativa de que se tem notícia foi registrada em 1761, na Escócia, por um grupo de tecelões da cidade de Fenwick.

Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

- Publicidade -