sábado, 27 de abril de 2024

Arquidiocese esclarece sobre ocorrido na Igreja de Santo Antônio

Foto: Thadeu Pablo/Tv Guará

A arquidiocese de São Luís emitiu esclarecimento sobre o ocorrido na última sexta-feira, 05, na Igreja de Santo Antônio. A instituição explicou que a interdição feita pelo Corpo de Bombeiros é parcial, visando à segurança dos fieis, e desmentiu boatos de cancelamento da agenda das atividades litúrgico-religiosas, uma vez que existem duas Capelas à esquerda do templo que oferecem condições para a realização do culto e que não foram interditadas.

No pronunciamento oficial também foi dito que o que ocorreu foi a queda de uma pequena parte do reboco da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, não corresponde à hipérbole. Foi notificado ainda, que as Missas do calendário normal da Igreja, terça e sexta às 18h, sábado às 17h e domingo às 7:30 e 11h, bem como a programação da Semana Santa serão mantidas e terão lugar na Capela de Bom Jesus dos Navegantes no interno Igreja. Enquanto perdurar o lacre da Igreja, a entrada para a Capela dos Navegantes – local das celebrações – será pelo portão lateral à esquerda.

Segue a nota na íntegra:

Venho por meio desta esclarecer que o ocorrido no interior da Igreja de Santo Antônio, a saber a queda de uma pequena parte do reboco da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, não corresponde à hipérbole de desabamento noticiada ontem por vários meios de comunicação e grupos de redes sociais.

O ocorrido, no entanto, serviu-nos de alerta para tomarmos consciência das reais condições do templo e, provermos com diligência o que for possível para a sua mais breve restruturação.

Esclareço ainda, que a interdição feita pelo corpo de bombeiros é, a priori, uma medida de segurança que visa salvaguardar a vida dos fiéis, podendo, no entanto, ser prorrogada ou não, mediante laudo posterior que será emitido por engenheiros e técnicos entendidos no assunto.

Esclareço, ademais, que a notícia de cancelamento das atividades litúrgico-religiosas não procede, uma vez que temos duas Capelas à esquerda do templo que nos oferecem condições para a realização do culto e que não foram interditadas.
Portanto, não só reafirmo que nossa programação se mantém, como conclamo a todos os que este virem, a participarem conosco das procissões da Fugida (hoje às 18h da Praça de Santo Antônio) e do Encontro (amanhã às 17h saída da Praça de Santo Antônio e da Igreja do Rosário as 17h).

Notifico ainda, que as Missas do calendário normal da Igreja: terça e sexta às 18h, sábado às 17h e domingo às 7:30 e 11h, bem como a programação da Semana Santa serão mantidas e terão lugar na Capela de Bom Jesus dos Navegantes no interno Igreja.
Ressalto, por fim, que enquanto perdurar o lacre da Igreja, a entrada para a Capela dos Navegantes – local das celebrações – será pelo portão lateral à esquerda.

Em conclusão, apresento meu pedido de desculpas a todos pelos transtornos e peço aos fiéis, que unidos em oração possamos assegurar participação ativa e efetiva na vida da Igreja e, desse modo, darmos bom testemunho da nossa fé Jesus Cristo e sincera devoção a Santo Antônio nosso patrono.

São Luís, 06/04/2019

Pe.Clemilton Moraes – Vigário Paroquial

– Publicidade –

Outros destaques