terça-feira, 22 de junho de 2021

Arraial Live Guará - Falta 1 dia
Aumenta para 12 o número de locais onde foi encontrado óleo cru no MA

Aumenta para 12 o número de locais onde foi encontrado óleo cru no MA

Foto: Adema/Governo de Sergipe
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Sobe para 12 o número de locais no Maranhão onde foram encontradas amostras do petróleo cru que vem assolando o litoral do Nordeste. O último ponto preto identificado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama),foi na Ilha Caçacueira, na Reserva Extrativista de Cururupu (Resex). O último laudo apontou o Maranhão como o 6º estado mais afetado pelas manchas de óleo.

As ações feitas pelo Ibama ocorrem desde o dia 2 de setembro, com o apoio do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, Marinha e Petrobrás. O objetivo é investigar e identificar a responsabilidade do derramamento do óleo.

Já foi confirmado que as manchas de óleo tratam-se de petróleo cru, e as análises feitas pelo órgão ambiental já haviam indicado que esse tipo de material não é produzido no Brasil. O fato é que esses registros por toda a costa do Nordeste do país representam crime ambiental e geram consequências severas para a natureza. O Greenpeace se posicionou e o Portal Guará noticiou.

Tartaruga foi encontrada na Praia de Itatinga, no município de Alcântara, com o rosto e casco cobertos por óleo de natureza desconhecida (Foto: Reprodução)

O vazamento de petróleo cru se espalha por todos os estados do nordeste, sendo identificado em mais de 2 mil quilômetros da costa brasileira, e de acordo com o balanço divulgado pelo Instituto, 24 animais foram atingidos pelo óleo cru no Brasil.

Dez estão vivos, 15 morreram (1 ave, 13 tartarugas e um golfinho). No Maranhão, em Araioses, uma tartaruga morreu na Ilha dos Poldos, por estar coberta pelo óleo. Já em Itatinga, praia localizada em Alcântara, também foi encontrada uma tartaruga-marinha coberta do poluente, mas foi resgatada a tempo, limpa e devolvida ao mar com vida. Na capital maranhense foram encontradas manchas de óleo na praia de São Marcos.

– Publicidade –

Outros destaques