terça-feira, 20 abril, 2021
Início Capa Banco de Leite Materno da MACMA promove estratégias de sensibilização em busca...

Banco de Leite Materno da MACMA promove estratégias de sensibilização em busca de novas doadoras

A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), unidade que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem intensificado as ações de sensibilização de possíveis novas doadoras para o Banco de Leite. O leite materno é fundamental para garantir a nutrição necessária de prematuros internados em UTI Neonatal, e as doações foram prejudicadas por conta da pandemia da Covid-19.

“Geralmente iniciamos o processo de sensibilização quando a mãe ainda está na unidade, para que, em caso dela tiver quantidade em excesso e puder doar, que não precise sair de sua casa. Ao sinalizar que existe o interesse, fazemos um pré-cadastro e o agendamento de quando a equipe da maternidade poderá se dirigir até a sua residência para deixar o material necessário para a coleta”, disse a supervisora do Banco de Leite Materno da MACMA, Irenildes Costa.

A demanda diária da MACMA é de 4 a 5 litros de leite. Contudo, a unidade de alta complexidade só tem conseguido coletar média de 2 litros por dia. A baixa se deve, principalmente, pelo receio que muitas mães e gestantes têm da exposição, por conta da Covid-19. Atualmente, o Banco de Leite conta com apenas 19 litros de leite. Depois de recebidos, o leite passa pelo processo de pasteurização para depois serem usados. Cada frasco, com 200 ml, pode alimentar até 10 bebês.

Para ser doadora, é necessário que a produção de leite seja em excesso. A filha de Lindalva Pereira, a pequena Maria Cecília, está com três dias de nascida e é um dos bebês internados na UTI da MACMA e que necessitam de doações. “As mães que puderem, doem! Leite é vida, alimenta e renova a nossa esperança”, compartilhou.

Natural do município de Anajatuba, Fernanda Mendes também está com o filho internado na UTI da MACMA, o pequeno Davi Lucas, de seis dias. “Por ser um bebê prematuro, ele precisa do leite para poder se desenvolver com saúde. Por isso, é muito importante doar, principalmente porque assim como o meu filho, outras crianças também precisam, algo que será de grande ajuda”, afirmou.

Para se cadastrar como doadora, basta fazer um pré-cadastro através do número (98) 992136-886. Após a realização do pré-cadastro, profissionais do Banco de Leite fazem a visita domiciliar para compartilhar orientações sobre a retirada e conservação do leite, higienização/esterilização dos frascos, além da coleta. Por conta da pandemia, as visitas foram reformuladas.

Agora, ao se mostrar interessada em doar leite, a mãe recebe todas as diretrizes via telefone e para que tudo ocorra de forma segura, os itens já são disponibilizados esterilizados, incluindo máscaras, toucas e frascos. Pelo menos uma vez na semana, uma integrante da equipe da maternidade vai até a residência da doadora receber o leite coletado e sem precisar adentrar no domicílio.

Especializada em cuidado de gestantes de alto risco, a MACMA tem destinado o leite que serve para a nutrição e o desenvolvimento de bebês internados em UTIs tanto da unidade, como do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos e da Maternidade Benedito Leite.

- Publicidade -
Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

- Publicidade -