domingo, 27 outubro, 2019
Início Maranhão Bibliotecas comunitárias levam educação e lazer para jovens do Bom Jesus

Bibliotecas comunitárias levam educação e lazer para jovens do Bom Jesus

Crianças e adolescentes do bairro Bom Jesus e áreas próximas, em São Luís, tiveram de educação e lazer. Bibliotecas comunitárias apoiadas pelo projeto Coroado de Natal – Fortalecendo a Identidade Cultural do Coroadinho promoveram uma série de atividades educacionais, culturais e de lazer que objetivaram não apenas levar divertimento para os jovens, mas principalmente ajudá-los na formação de uma consciência cidadã e de um protagonismo social. A ação ocorreu na tarde da última sexta-feira (5).

A atividade, denominada Arraial Literário, foi organizada pela Rede de Bibliotecas Comunitárias de São Luís Ilha Literária. Atualmente, a rede é formada por 18 bibliotecas e quatro delas são apoiadas pelo projeto Coroado de Natal: Arco-íris do Saber, Semente Literária, Prazer em Ler e Monteiro Lobato.

Durante a ação, realizada na Praça do Bom Jesus, as crianças foram contempladas com uma série de atividades lúdicas e educacionais como contação de histórias, mediação de leituras, parlendas, quadrilhas e outras brincadeiras.

O objetivo do momento foi levar ensinamentos relacionados com arte, cultura e cidadania para que as crianças e jovens sejam multiplicadores desses aprendizados e, dessa forma, possam contribuir para a transformação social dos locais em que vivem.

“É muito bom ver a transformação na vida das crianças e adolescentes. Isso para nós é muito enriquecedor”, pontuou Wandeth Corrêa, responsável pela biblioteca Semente Literária, que há 10 anos desenvolve suas atividades na Vila dos Frades e áreas próximas.

Entre os projetos desenvolvidos pela biblioteca está a mediação de leitura, contação de histórias, empréstimos de livros, oficinas de produção cultural e artística, entre outras ações. “Hoje nós já temos crianças e adolescentes mediando a leitura para outros grupos, o que é muito bom”, completou Wandeth Corrêa.

A biblioteca Arco-íris do Saber, outra apoiada pelo projeto Coroado de Natal, também esteve desenvolvendo atividades educacionais e culturais para os jovens no último sábado. Com nove anos de existência, a biblioteca atende hoje mais de 100 crianças da região do Sacavém, além de pessoas da comunidade em geral.

Maria Aparecida de Figueiredo Rodrigues é uma das responsáveis pela biblioteca e disse já serem visíveis as transformações na sociedade após o desenvolvimento das atividades na região. “Por meio do nosso trabalho, buscamos também garantir políticas públicas para todos os moradores da comunidade”, completou Maria Aparecida Rodrigues.

A mesma opinião foi compartilhada por Maria Gorete da Silva, responsável pela biblioteca comunitária Prazer em Ler, que atende a comunidade da Vila dos Frades. “Nós já observamos mudanças significativas com o desenvolvimento dos nossos projetos, principalmente em relação à leitura das crianças e jovens”, destacou.

Por sua vez, Leal Pinheiro, responsável pela biblioteca comunitária Monteiro Lobato, do Coroadinho, destacou as transformações que o projeto vem causando na vida dos beneficiados. “Antes nós tínhamos pessoas de rua. Hoje nós já temos inclusive um jovem que já escreveu um livro”, contou.

Desenvolvimento – Desenvolvido com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura (Secma), via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Cemar, o projeto Coroado de Natal – Fortalecendo a Identidade Cultural do Coroadinho é uma realização do Instituto Rede Coroado de Natal, que atualmente conta com mais de 20 instituições parceiras que trabalham com o intuito de desenvolver o polo Coroadinho, em São Luís, por meio da arte e cultura.

Ao longo do projeto, serão realizadas ações que envolvem música, danças, corais, bandas, grafite, teatro, artesanato etc., contribuindo não apenas para o desenvolvimento das organizações sociais parceiras, mas principalmente para a educação e formação dos moradores da região.

Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

No Vaticano, Flávio Dino debate desafios da Região Amazônica

O governador do Maranhão, Flávio Dino, está no Vaticano, onde participa, nesta segunda-feira (28), da 1ª Cúpula dos Governadores dos Estados da Pan Amazônia....
- Publicidade -