terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Auxílio Combustível Governo do Maranhão

Brasil e Paraguai acertam conclusão de ponte para ligar os dois países

Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Nesta quarta-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se reuniu com o chefe do Executivo paraguaio, Mario Abdo Benítez, no Palácio do Planalto. Entre os temas abordados no encontro, está a construção da segunda ponte de ligação entre os dois países.

“Nesta visita de serviço, veio o nobre presidente do Paraguai tratar de vários assuntos conosco. Como, por exemplo, estaremos, se Deus quiser, concluindo a segunda ponte com o Paraguai em meados do ano que vem”, disse Bolsonaro.

A ponte, cuja construção está sendo financiada por uma parceria entre a empresa Itaipu Binacional e o governo do estado do Paraná, vai ligar Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco. Atualmente, a única ponte existente entre os dois países é a Ponte da Amizade, que conecta Foz do Iguaçu à Cidade do Leste.

Ainda segundo Bolsonaro, nos próximos dias está prevista uma nova agenda entre os dois presidentes, para assinar outra ordem de serviço para obras de construção de uma terceira ponte entre os dois países. Essa sobre o Rio Paraguai, ligando as cidades de Porto Murtinho (MS) à Carmelo Peralta.

Outro tema discutido pelos dois presidentes diz respeito às negociações sobre o Anexo C do Tratado de Itaipu, que vencerá em 2023. O acordo assinado entre os países em 1973 foi o que viabilizou a construção de Itaipu, a maior hidrelétrica do mundo em produção de energia. A revisão dos termos daqui a dois anos ocorre porque os dois governos terão quitado a dívida contraída para financiar a obra.

– Publicidade –

Outros destaques