sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Centro Histórico começa a receber decoração junina que vai se estender a outros locais este ano

O colorido forte e vibrante das bandeirinhas de São João já começou a dar um ar todo especial ao Centro Histórico de São Luís. A cidade já respira São João, e nesta sexta-feira (20), o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), iniciou a montagem da decoração do São João 2022 na Praia Grande.

Além da Rua Portugal, vão receber a decoração de mosaico de bandeirolas o Centro Histórico, as ruas Djalma Dutra, da Estrela, a Rua da Alfandega (próximo à Feira da Praia Grande), e ainda a Ponte do São Francisco. Na Praça dos Catraieiros (próximo à Casa do Maranhão), será montado um painel instagramável junino. Todo o trabalho deve ser concluído até a próxima sexta-feira (27).

Os responsáveis pela decoração são Maria Ylma Santana da Costa e João Carlos Formiga Leite. Segundo Maria Ylma, além de São Luís, eles estão decorando mais 20 cidades. “A técnica dos mosaicos foi evoluindo com o tempo. A cada trabalho, nós descobríamos um jeito melhor de fazer. Este ano estamos com mais demanda, e com menos tempo para produzir também”, disse a decoradora.

A novidade deste ano na decoração será o mosaico na Ponte do São Francisco, que nunca havia sido decorada. A última decoração no Centro Histórico foi em 2019, última realização dos festejos juninos oficiais do governo do Estado, antes da pandemia de covid-19.

“Voltar com um São João repleto de atrações, com espaços pulsando a cultura maranhense, é, além de gerar entretenimento para uma população ávida por essa festa, gerar emprego e renda para o trabalhador com a contratação e destinação de serviços, gerar retorno para o estado em termos de turismo”. Declara o o secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor,

Turistas encantados com as bandeirolas

A engenheira civil Leda Fagundes de Lima, turista da cidade de Curitiba (PR), se surpreendeu quando, ao sair do Mercado das Tulhas, viu a decoração. “Muito bonito, muito colorido. Saímos de dentro do mercado e demos de cara com essa paisagem que eu achei realmente muito alegre, muito aconchegante”.

A servidora pública Viviane, de Belo Horizonte (MG), está de férias no Maranhão e se mostrou emocionada pela vida estar voltando ao normal. “Achei vibrante e emocionante ver, depois de tanto tempo, tanta alegria em cores”.

– Publicidade –

Outros destaques