quarta-feira, 10 de agosto de 2022

CNBB: A Semana Social Brasileira desenvolve o tema “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho”

O bispo de Brejo, Dom José Valdeci Santos Mendes (ao centro da mesa) é um dos organizadores

Depois de quatro dias de investigação pelos territórios maranhenses, incluindo os munícipios Arari, Caxias, Brejo, foco de grandes conflitos fundiários, estão em São Luís, os integrantes da equipe que organiza a 6ª edição da SSB (Semana Social Brasileira), com o tema “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho”, que começou nesta sexta-feira (24), dia de São João.

O encontro tem como objetivo montar um manifesto com denúncias que retratam a situação dessas comunidades para encaminhar a organismos nacionais e internacionais.

O bispo de Brejo, Dom José Valdeci Santos Mendes, um dos integrantes da equipe, diz que é semana de missão e tem a importância de escutar, de ouvir o clamor do povo, perceber os tantos direitos que lhe são negados.

“… Por exemplo, se a gente olha o cerrado, todo o desmatamento que está acontecendo, lançamento de agrotóxico, cada vez vai massacrando as comunidades tradicionais. O Brasil que nós queremos, não é o  do agrotóxico, da violência; o Brasil que nós queremos o Brasil da vida com dignidade” declara o bispo.

A 6ª edição da SSB foi iniciada em 2020 e segue até 2023; tem como proposta a construção do Projeto Popular “O Brasil que queremos: o Bem Viver dos Povos”, a partir dos acúmulos das cinco edições anteriores, há 30 anos. É mais um momento de denúncia contra toda a violação dos direitos humanos, dos direitos à vida, do direito à  justiça,  do direito ao bem viver.

Participam da missão, representantes que animam e articulam a 6ª Semana Social Brasileira no Maranhão: Regional Nordeste 5 da CNBB, Cáritas Brasileira Regional Maranhão, Comissão Pastoral da Terra (CPT-Maranhão), Conselho Indigenista Missionário (Cimi-Maranhão), Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP-Maranhão), Pastoral da Criança e Comunidades Eclesiais de Base (CEBs-Maranhão). Da articulação nacional da 6ª SSB estarão: assessoria das Pastorais Sociais e da 6ªSSB, Pastoral Operária, Rede Jubileu Sul Brasil e Comissão Brasileira Justiça e Paz e o apoio da assessoria de comunicação da Inspirar Inovação e Comunicação.

O que são SSB

As Semanas Sociais Brasileiras (SSB’s) são convocadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e mobilizadas pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sóciotransformadora da CNBB. São processos construídos de forma coletiva, à luz da Doutrina Social da Igreja, com as Pastorais Sociais, Movimentos Populares, Igrejas Cristãs, no diálogo inter-religioso, Associações, Sindicatos e Entidades de Ensino, na pluralidade cultural e étnica do Brasil, num debate sociopolítico e socioambiental, para uma atuação sociotransformadora.

– Publicidade –

Outros destaques