sábado, 13 de abril de 2024

Com direito a pódio, maranhense começa bem na F4 Brasil

Um fim de semana especial para o piloto maranhense Ciro Sobral, que estreou em grande estilo na terceira temporada da Fórmula 4 Brasil, principal categoria-escola em monopostos do automobilismo nacional. Nas três corridas válidas pela 1ª etapa da F4 Brasil, realizada no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, o jovem de 16 anos mostrou talento e arrojo para conseguir bons resultados e assumir a 4ª colocação na classificação geral. O melhor desempenho do piloto da TMG Racing foi um segundo lugar na prova 2.   

Na primeira prova da etapa, realizada na manhã de sábado (23), Ciro Sobral largou em 9º no grid e impôs um bom ritmo de corrida desde o início. O maranhense conseguiu fazer algumas boas ultrapassagens, mas, na parte final, acabou rodando. No fim, terminou na 9ª colocação. 

Na corrida 2, o maranhense largou na pole, mas a liderança durou apenas algumas curvas. Na sequência, Ciro foi ultrapassado por Ethan Nobels, da equipe Cavaleiro. Na segunda colocação, o piloto da TMG Racing bem que tentou reassumir a ponta, mas Nobels se segurou para vencer. Mesmo assim, segundo lugar garantido para o representante do Maranhão na F4 Brasil. 

No domingo (24), uma prova de muita recuperação para Ciro Sobral debaixo de muita chuva no Autódromo Velocitta. Após largar em 10º, o maranhense escalou o pelotão com ultrapassagens arrojadas para terminar no Top 5 da corrida.   

“Estou muito contente com a minha progressão do fim de semana. A primeira corrida, apesar de ter terminado em 8º, tive um ritmo muito forte. As ultrapassagens que eu fiz foram muito boas, mas, infelizmente, tiveram uns incidentes que fugiram do meu controle. Já na segunda corrida, terminei em segundo lugar, já conseguindo o meu primeiro pódio na categoria e, no domingo, fiz minha primeira corrida na chuva, largando de 10º e cheguei em 5º. O mais importante é que sempre com um ritmo muito forte, fiz boas ultrapassagens, boas defesas e isso me deixou muito contente. Estou agora em 4º lugar no campeonato e estou na briga. Vejo um potencial para evoluir muito grande, e fico confiante e feliz com isso. Espero ir pra cima para brigar pelo campeonato”, afirmou o piloto maranhense da TMG Racing. 

Etapas 

A próxima etapa da Fórmula 4 Brasil será no mês de abril no Autódromo de Interlagos, localizado na Zona Sul de São Paulo. O ‘templo do automobilismo brasileiro’ receberá três etapas do calendário: entre 20 e 21 de abril; nos dias 2 e 3 de novembro, pela segunda vez como preliminar da Fórmula 1, e fecha a temporada nos dias 14 e 15. 

A temporada 2024 tem previsão de passar por seis circuitos diferentes, fato inédito na história do Fórmula 4 Brasil. A maior novidade será a inclusão de etapa a ser disputada na Argentina, nos dias 5 e 6 de outubro. 

O campeonato também vai passar pelo Planalto Central: Goiânia receberá novamente a Fórmula 4 Brasil entre 27 e 28 de julho, na semana de comemoração do aniversário de 50 anos do Autódromo Internacional Ayrton Senna, enquanto Brasília será o cenário da categoria-escola nos dias 23 e 24 de novembro.  

CALENDÁRIO (Etapa / Data / Local)
1ª – 24/03 – Velocitta (SP)
2ª – 21/04 – Interlagos (SP)
3ª – 30/06 – Velocitta (SP)
4ª – 28/07 – Goiânia (GO)
5ª – 06/10 – Argentina  
6ª – 03/11 – Interlagos (SP)
7ª – 24/11 – Brasília (DF)
8ª – 15/12 – Interlagos (SP)

– Publicidade –

Outros destaques