Se você atua com gestão de negócios e possui dificuldade em definir o OKR e KPIS de atendimento e experiência do cliente, ou até mesmo, desconhece essas ferramentas, leia este artigo.
OKR são Objectives and Key Results, ou em tradução livre, objetivos chaves de resultados, que consiste em um sistema de definição de metas usado para criar alinhamento e engajamento em torno de metas mensuráveis de uma operação.
Os OKR em uma operação ajudam a definir o caminho que a empresa, gestores e linha de frente devem seguir diariamente como meta. Após se definir os objetivos chaves de performance é fundamental definir indicadores que colaborem com a visão gerencial de tais objetivo.
Já os KPI são Key Performance Indicator, ou seja, Indicador-chave de Performance. É uma outra metodologia para medir se uma ação ou um conjunto de tarefas está efetivamente alcançando aos fins e diretrizes do negócio.
E COMO FUNCIONA NA PRÁTICA PARA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE?
Um KPI precisa ser relevante para o objetivo da operação. Se o seu negócio, por exemplo, necessita de mais vendas para crescer, é fundamental definir objetivos relacionados a processos, vendas e fidelização. Após os objetivos definidos deve se pensar em indicadores que permitam essa mensuração de sucesso da marca.
No exemplo abaixo, temos um hospital que deseja aumentar o faturamento e fidelização de pacientes, então, como OKR se definirá: experiência do paciente, vendas & faturamento, e por fim, fidelização.
Para cada OKR também se selecionou um conjunto de KPIS que orientarão os gestores dessa operação.