sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça a origem do Dia de Finados

Em 2 de novembro, muitas pessoas comemoram o Dia de Finados ou Dia dos Mortos, data criada para homenagear os entes queridos que já faleceram. Um dia dedicado a orações e homenagens. Aliás, a palavra “finados” significa exatamente isso, algo que finou, findou, acabou ou morreu.

Oficialmente, o Dia de Finados foi incluído nos ritos católico  no século 13. Segundo os relatos da época, religiosos notaram que nem todos os mortos eram lembrados nas orações dos fiéis e, então, começaram a rezar por essas almas.

Aos poucos, a visão da Igreja Católica que rejeitava até então, a ideia de relacionamento com mortos, passou a mudar.  Na época, as pessoas acreditavam que a alma apenas “adormecia” até o momento do julgamento final.

Atualmente, a religião acredita que muitos, ao falecerem, permanecem um tempo no purgatório, onde poderão libertar suas almas dos pecados e, finalmente, encontrar Deus. Por isso, as orações dos que ficam são tão importantes para ajudar nessa iluminação.

Por que dia 2 de novembro?

O dia dois de novembro foi escolhido pela proximidade com o Dia de Todos os Santos (comemorado na véspera, dia 1º de novembro) quando a Igreja celebra todos aqueles que morreram em estado de graça. Portanto, esse dia ficou consagrado à celebração daqueles que morreram e não costumavam ser recordados nas orações.

 

– Publicidade –

Outros destaques