Dia do Teatro e do Circo com solidariedade


Foto: divulgação Grupo Teatral Improviso

O Dia Nacional do Circo e Dia Mundial do Teatro é celebrado no dia 27 de março e uma boa inciativa está sendo desenvolvida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), em São Luís. Dos dias 21 a 27 uma vasta programação com espetáculos de artistas maranhenses será oferecida ao público, com um custo de 1kg de alimento entregues na bilheteria. Todo material arrecadado será doado para o Programa Mesa Brasil, uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício, cujo objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza.

A programação contempla uma variedade de expressões artísticas maranhenses no universo dessas linguagens. Com atrações para crianças e adultos, a Mostra Teatro Napoleão Ewerton pretende comemora a data incentivando o exercício da solidariedade e cidadania, com o ingresso solidário. Para ter acesso basta trocar 01 kg de alimento na bilheteria do Teatro trinta minutos antes de cada apresentação.

Destaques da programação:

O espetáculo “Ícaro” /RS do artista Luciano Mallmann é um trabalho que versa sobre acessibilidades. Em cena o ator desdobra-se em seis depoimentos ficcionais de pessoas cadeirantes. Inspirado em suas próprias experiências e também de pessoas que conheceu após sofrer uma lesão medular em 2004, o monólogo mistura realidade e ficção num mosaico sobre a diversidade humana partindo de temáticas universais, como relacionamentos interpessoais, abandono, gravidez, maternidade, preconceito e resiliência.

O final de semana será recheado de clássicos. Na sexta-feira (22) é a vez do Encanto Coletivo contagiar a plateia com sucessos inesquecíveis do teatro musical americano e brasileiro em uma viagem comandada por um super elenco no espetáculo Noite na Broadway. Sábado (23) é a vez de embarcar no cativante musical infantil O Mágico de Oz. Nesta montagem, sob direção do Grupo Improviso, as narrativas são faladas, cantadas e dançadas, humanizando os famosos personagens: Dorothy e seu cachorro Totó, o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde.

E para incentivar olhares diversos sobre a produção cultural maranhense, a programação desta primeira semana ainda inclui a Oficina “Laboratório de Escrita e Crítica Cultural”, ministrada por Pedro Alexandre Sanches, jornalista do site FAROFAFÁ e editor de cultura da revista Carta Capital (SP).  Destinada a jornalistas, arte educadores, artistas e pessoas em geral apreciadores de arte e que gostem de escrever, as solicitações devem ser enviadas pelo e-mail teatrosesc@ma.sesc.com.br com currículo. No credenciamento cada participante deve doar 01 kg de alimento não perecível.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

 

Dia 21/03 (quinta-feira)

Horário: 19h

Espetáculo: Ícaro / teatro adulto/tema acessibilidade (Parceria com Projeto Sesc Mãos à Obra)

Grupo: Luciano Mallmann/RS

Classificação: livre

Acesso: 1k de alimento não perecível

 

Dia 22/03 (sexta-feira)

Horário: 19h

Espetáculo: Noite na Broadway/ teatro musical

Grupo: Encanto Coletivo

Indicação: livre

Acesso: 1k de alimento não perecível

 

Dias 22,23,24 e 25

“Laboratório de escrita e crítica cultural”

Dias: 22, 23, 24/ 03,  horário das 14h às 18h e 25/03 18h às 20h

Ministrante: Pedro Alexandre Sanches/

Jornalista do Coletivo Farofafá e Blog Carta Capital/SP

Inscrições – 1kg de alimento não perecível

Enviar solicitação ao e-mail  teatrosesc@ma.sesc.com.br

com currículo

Vagas limitadas – 20

Público: estudantes de artes, letras, jornalismo, profissionais da comunicação, educadores, artistas, escritores em geral.

 

Dia 23/03 (sábado)

Horário: 16h

Espetáculo: O mágico de OZ (infantil)

Grupo: Grupo Improviso

Indicação: livre

Acesso: 1k de alimento não perecível

 

Dia 24/03 (domingo)

Horário: 16h

Espetáculo: Miolo da Estória

Grupo: Santa Ignorância

Indicação: 12 anos

Acesso: 1k de alimento não perecível

 

Dia 25/03 (segunda-feira)

Roda de conversa

A dramaturgias e processos

Horário: 17h30 às 20h

 

Dia 26/03 (terça-feira)

Horário: 19H

Espetáculo: Extrato de Nós /Teatro adulto

Grupo: Pequena Cia de Teatro

Indicação: 16 anos

Acesso: 1k de alimento não perecível

 

Dia 27/03 (quarta Feira)

Horário: 9h30

Espetáculo: Popotitodó

Grupo: TeatroDança

Indicação: livre

Público: Educação infantil Sesc Deodoro

 

Horário: 19h

Espetáculo: Quase

Grupo: Al Danuzio

Classificação: adulto

Acesso: 1k de alimento não perecível