sábado, 8 agosto, 2020
Início Política Flávio Dino comemora queda do decreto do porte de armas

Flávio Dino comemora queda do decreto do porte de armas

O governador Flávio Dino (PCdoB) parabenizou a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que aprovou nesta quarta-feira (12), relatório alternativo que pede a suspensão do decreto sobre porte de armas, editado no mês passado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). O texto ainda precisa passar pelo plenário do Senado e pela Câmara dos Deputados.

“Um decreto não pode alterar ou revogar uma lei. Foi esse básico princípio jurídico que a Comissão de Constituição e Justiça do Senado observou hoje, ao derrubar um decreto presidencial que atropelava o Estatuto do Desarmamento (que é uma lei). Parabéns aos senadores”, afirmou Dino.

A aprovação é considerada uma derrota do governo Bolsonaro. Por 15 votos a 9, senadores rejeitaram o parecer do senador Marcos do Val (Cidadania-ES), que era contra projetos de decretos legislativos apresentados pelos senadores Humberto Costa (PT-PE), Fabiano Contarato (Rede-ES) e Randolfo Rodrigues (Rede-AP), e pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), que também comentou seu projeto. “A CCJ acatou minha proposta de decreto legislativo e derrubou o decreto das armas por inconstitucionalidade. Jamais um decreto presidencial poderia legislar sobre esse tema. O governo exorbitou de seu poder de regulamentar. Decisão sensata do colegiado”, afirmou a senadora do Maranhão.

Apenas PSL e DEM orientaram que seus senadores votassem a favor do decreto de armas.

- Publicidade -
Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

Incêndio atinge depósito de materiais de construção na Divineia

Um incêndio atingiu um depósito de materiais de construção, localizado nas imediações do bairro Divineia no início da tarde desta sexta-feira (07). Segundo informações...
- Publicidade -