sexta-feira, 26 de abril de 2024

Governo inicia campanha nacional contra Hepatites Virais

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem intensificado o trabalho de conscientização da população sobre a importância da prevenção para evitar as hepatites virais, além de viabilizar a capacitação dos profissionais de saúde no trato da doença. Em julho, mês em que se comemora no dia 28 o ‘Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais’, as ações integradas de prevenção e controle nos níveis de gestão estadual foram reforçadas, de modo a estabelecer a diminuição de novos casos em todos os municípios do Estado. A programação terá início nesta segunda-feira (25).

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Prevenção e Controle das Hepatites, Ana Karla Guimarães, por se tratarem de doenças cuja evolução é, na maioria das vezes, assintomática, o não tratamento por longo prazo tende a levar a complicações clínicas graves. “Desde o ano passado, intensificamos os serviços de testagem rápida, pois diante da inexistência de sintomas durante a fase inicial da doença, o conhecimento do estado sorológico do paciente é de extrema importância na quebra da cadeia de infecção”, explicou.

O teste rápido, atualmente, é considerado a ferramenta de maior amplitude para a triagem das hepatites B e C, pois se trata de um recurso de fácil acesso e simples execução. Nos casos de hepatite B, a faixa etária mais acometida no Estado no ano passado foi a de 20 a 34 anos.  O número de óbitos registrados foi de 17. O município de São Luís foi a região com maior concentração destes. No tipo C, a faixa etária variou entre 35 a 64 anos. O total de óbitos em 2015 foi de 26, sendo novamente São Luís o município com maior número de casos (12).

O Maranhão apresentou no período de 2007 a 2016, um total de 7.741 casos confirmados de hepatites virais, dentre os quais 4.006 do tipo A, 2.040 do tipo B, 1.582 do tipo C e 109 de outros tipos. Em 2015, foram treinados os profissionais de 15 regiões de saúde para testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites B e C.

Prevenção e Promoção de Saúde

Dentre as ações desenvolvidas estão, além da realização de oficinas de capacitação em testagem rápida, oficinas de vigilância epidemiológica das hepatites virais e seminários integrados com os Departamentos da SES, nos quais são discutidas as medidas de prevenção e controle das hepatites e monitoramento nos municípios, como estratégia de apoio institucional e fortalecimento das ações in loco.

Na próxima semana, serão realizadas entre os dias 25 e 28 de julho ações de promoção de saúde nos Serviços de Saúde de Gestão Estadual nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. Haverá distribuição de 250 mil folders e panfletos educativos para as 19 Regiões de Saúde, alertando para as formas de prevenir a doença.

Também será promovida uma reunião conjunta com parceiros da SES (Programa Saúde na Escola, Saúde Mental) para divulgação nos ambientes escolares e serviços de saúde mental; mobilização para a realização das ações junto aos 33 municípios habilitados na Política de Incentivo Financeiro do Ministério da Saúde; fortalecimento da Política de DST/AIDS e Hepatites Virais nos 30 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano, integrantes da Força Estadual de Saúde; realização de videoconferência para os 217 municípios do Estado e ação de testagem rápida de Hepatites B e C, em shoppings centers.

A videoconferência com o tema ‘A importância da testagem rápida como ferramenta de diagnóstico precoce das Hepatites B e C’ acontecerá no dia 26 de julho, a partir das 9h, na sala Telessaúde do Hospital Universitário Presidente Dutra. A ação de testagem rápida acontecerá no Shopping da Ilha, das 10h às 22h, no próximo dia 30 de julho.

 

 

– Publicidade –

Outros destaques