domingo, 26 julho, 2020
Início Coronavírus Governo realiza piloto do Inquérito Sorológico e testa logística proposta pelo projeto

Governo realiza piloto do Inquérito Sorológico e testa logística proposta pelo projeto

Com o objetivo de testar a logística de execução do Inquérito Sorológico, o Governo do Estado foi a campo, nesta semana, treinar entrevistadores e coletadores quanto ao desenvolvimento do Projeto “Prevalência de infecção por COVID-19 no Maranhão”. Na ocasião, profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Laboratório Central (LACEN-MA) visitaram domicílios do Distrito Sanitário Vila Esperança, Bairro Pedrinhas, coletando sangue de voluntários que contribuíram com a pesquisa.

“Neste primeiro momento, estamos testando os protocolos do Inquérito Sorológico para o Covid-19 que serão utilizados durante a execução do projeto. O setor censitário é escolhido por meio de sorteio, conforme o estrato populacional. Em cada domicílio visitado, somente uma pessoa poderá participar, além de responder o questionário via aplicativo com dados pessoais, demográficos e de sintomas da doença”, explicou a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Lea Marcia Melo da Costa.

Toda a linha operacional do Projeto “Prevalência de infecção por COVID-19 no Maranhão” foi desenhada por pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O Inquérito Sorológico também contará com o apoio de profissionais da saúde do estado e dos municípios. A pesquisa populacional domiciliar será feita por amostragem para estimar as prevalências de anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2 no Maranhão.

Em todo o estado, o projeto vai contemplar 120 setores censitários distribuídos, em 69 municípios das 19 regiões de saúde do Maranhão. Cada setor censitário é composto por 34 domicílios, onde serão realizadas as coletas de sangue para análise. Serão 4.080 participantes no período de 27 de julho a 7 de agosto, de forma simultânea tanto na região metropolitana como no interior. Segundo o diretor do Departamento de Biologia Molecular do Laboratório Central do Maranhão (LACEN-MA), Lidio Gonçalves Lima Neto, o piloto serviu para testar o tempo de abordagem casa a casa e ajustar metodologias. “Na região metropolitana, dentro da logística criada, o sangue coletado será recebido todos os dias. Nos municípios do interior, as amostras serão enviadas ao LACEN-MA toda quinta-feira e sábado, onde uma equipe ficará com a responsabilidade de receber e fazer o processamento”, explicou. Após coletado, o sangue da pessoa voluntária será analisado pelo LACEN-MA, em seguida os resultados da sorologia serão disponibilizados para os pesquisadores da UFMA que farão a análise dos dados. A entrega dos resultados será de forma on-line via sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL). Somente na Região Metropolitana, 1.054 coletas deverão ser realizadas nos 31 setores censitários existentes.

Para Ismael dos Santos de 22 anos, um dos voluntários que teve a casa visitada pelos entrevistadores e coletadores do Inquérito Sorológico, a iniciativa é muito importante. “Eu gostei que estão fazendo isso, pois é para o nosso bem, tanto meu como o de todas as outras famílias”, compartilhou.

Integram a equipe de profissionais que farão os procedimentos de pesquisa um entrevistador, um coletador e um supervisor de campo. Cada indivíduo participante será submetido a um questionário por um aplicativo desenvolvido pela UFMA e instalado nos smartphones dos entrevistadores.

Municípios

Os pesquisadores realizarão o inquérito nos cidades de Açailândia, Bom Lugar, Conceição do Lago Açu, Lago Verde, Marajá do Sena, Bacabal, Feira Nova do Maranhão, São Raimundo das Mangabeiras, Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras, Afonso Cunha, Caxias, Coelho Neto, Buriti, Anapurus, Araioses, Chapadinha, Milagres do Maranhão, São Bernardo, Codó, Coroatá, Imperatriz, Sítio Novo, Lajeado Novo, Cantanhede, Itapecuru Mirim, Nina Rodrigues, São Benedito do Rio Preto, Vargem Grande, Arari, Vitória do Mearim, Fortuna, Governador Archer, Santa Filomena do Maranhão, São José dos Basílios, Senador Alexandre Costa, Igarapé Grande, Pedreiras, Poção de Pedras, Trizidela, Cedral, Presidente Sarney, Turilândia, Axixá, Humberto de Campos, Rosário, Mirador, Paraibano, Pastos Bons, São João dos Patos, Barão de Grajaú, Alto Alegre do Pindaré, Bom Jardim, Pindaré, Pio XII, Santa Inês, Governador Newton Bello, São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Alcântara, Timon, São Francisco do Maranhão, Cajapió, Palmeirândia, Governador Nunes Freire, Maracaçumé e Santa Luzia do Paruá.

- Publicidade -
Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

- Publicidade -