Trabalhadores do setor devem decidir sobre paralisação nesta terça-feira (22).
Na última sexta-feira (18), a reunião entre empresários e rodoviários mais uma vez chegou ao fim sem um acordo entre as partes. Mesmo com alguns pedidos atendidos, os trabalhadores exigem outras mudanças para que a frota de ônibus volte a circular na cidade de forma completa.
Na verdade, quem utiliza transporte público na capital já está acostumado com notícias não tão agradáveis. Desde 2021, a suspenção na circulação de ônibus tem sido cada vez mais frequente. Em outubro passado, a paralisação durou 12 dias. Após a virada do ano, em fevereiro, ocorreu a primeira greve em 2022, em que foi anunciado o aumento da passagem.
Com uma nova paralisação em vista, ao lado positivo é não correr o risco de levar um banho de lama, logo pela manhã, ao ficar esperando a chegada do transporte nas paradas pela cidade, algo comum nesta época do ano devido ao período de chuvas. Outra vantagem é não correr o risco do teto dos terminais de integração cair na sua cabeça, como no temporal da madrugada do último sábado, que destruiu a parte superior do Terminal de Integração da Cohama.
Terminal da Cohama Vídeo: https://www.youtube.com/shorts/XS5P_d3DiMo
Usuários de transporte público passando por momentos inusitados. Foto: Reprodução/Purebreak
Além disso, assim como em praticamente em todas as grandes cidades brasileiras no horário de pico, a superlotação nos ônibus em algo comum. Com a greve, as chances da disseminação de doenças que pegamos pelo ar diminuem, uma vez que, as aglomerações não vão ocorrer.
Algumas situações também entram em paralisação como as cantorias indesejadas, as músicas que você é obrigado a escutar porque tem passageiro que não conhece um fone de ouvido. Há ainda aqueles que costumam ocupar os assentos referenciais e não cedem mesmo com um idoso do lado, por exemplo.
Mas talvez uma das situações que mais deixam uma pessoa que está espera de um ônibus irritado é fazer sinal de parada e ele passar direto. Enfim, a humilhação do pobre começa logo pela manhã.