sexta-feira, 26 de abril de 2024

Inflação do Brasil fica em 0,95% em novembro

Inflação acumulada em 12 meses passa de 10% em oito capitais
Inflação acumulada em 12 meses passa de 10% em oito capitais

Na sexta feira, tivemos a divulgação da inflação dos EUA, que veio em linha com a projeção do mercado, mas apresenta a maior inflação dos últimos 40 anos.

No Brasil, o IBGE também divulgou a inflação, indicado pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), que ficou em 0,95% no mês de novembro. O IPCA acumula alta de 9,26% em 2021 e nos últimos 12 meses foi de 10,74%. Os 7 dos 9 grupos de produtos e serviços pesquisados subiram em novembro, com destaque para os transportes, influenciados pela alta dos combustíveis.

O 2° foi o grupo de habitação, influenciados pela participação da energia elétrica e do botijão de gás. Na sequência veio despesas pessoais, alimentação e bebidas. Na cidade de São Luís, a inflação de novembro ficou em 0,73%, ficando abaixo da média nacional, no acumulado do ano registrou 8,9% e nos últimos 12 meses ficou em 11,3%.

Comparando-se com últimos 2 meses, a inflação do Brasil apresentou uma desaceleração, que pode repetir nos próximos meses com o recuo do preço do petróleo e consequências da aprovação da PEC dos precatórios, que já traz um recuo no preço do dólar e que vem refletindo positivamente em nossa bolsa de valores.

O Ibovespa fechou com alta de 1,38% aos 107.758 pontos, na semana teve valorização de 2,56% e no ano acumula perda de 9,46%. Na nossa bolsa B³, os investidores estrangeiros alocaram recursos financeiros no mês de dezembro que totalizaram R$ 5,7 bilhões e no acumulado do ano registra R$ 62 bilhões.

– Publicidade –

Outros destaques