sexta-feira, 21 de junho de 2024

“Inovamos e democratizamos o processo de escolha”, dia Kaio Saraiva sobre eleição do Quinto Constitucional

Em entrevista ao Quadro Hora da Política, exibido no programa Hora da Verdade, da TV Guará, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão, Kaio Saraiva, tratou sobre a eleição para desembargador do Tribunal de Justiça, cuja vaga é destinada à categoria dos advogados pelo dispositivo do Quinto Constitucional.

Para Saraiva, a OAB maranhense democratizou o processo ao permitir que os causídicos e causídicas aptos junto a entidade – são cerca de 13 mil – possam votar, no dia 24 deste mês, nos candidatos que tiveram suas inscrições deferidas pelo Conselho da seccional.

Antes, a lista sêxtupla enviada ao Pleno do TJMA, que elege os três nomes mais votados que serão encaminhados ao governador Carlos Brandão (PSB), era composta apenas por advogados e advogadas votados e sabatinados pelos conselheiros estaduais.

“Inovamos e democratizamos ao permitirmos que os advogados e advogadas tenham direito a voto. Em seguida, os doze nomes mais votados serão apreciados pelo Conselho da seccional, de onde sairá a lista sêxtupla que será enviada ao Tribunal”, afirmou Saraiva salientando que a primeira etapa da votação será online utilizando plataforma digital.

Sobre críticas acerca do novo processo, Kaio Saraiva disse recebe-las com respeito.

No entanto, fez questão de salientar que todo processo foi construído pela atual gestão da Ordem com independência e imparcialidade.

Este mês, quando a OAB maranhense completa 91 anos, o presidente destacou como ações comemorativas o oferecimento de novas capacitações e pós-graduações; inaugurações de novas salas da advocacia – como forma de continuar fortalecendo o processo de interiorização – e realização de seminários com a participação de profissionais renomados nacionalmente.

A eleição para o comando da OAB do Maranhão, triênio 2025/26/27, ocorrerá ano que vem e Kaio Saraiva pode candidatar-se a reeleição.

“O momento é de gestão, de continuarmos avançando. Estou muito feliz com os resultados que estamos obtendo. Ano que vem, se o desejo de continuidade for o da maioria, estarei pronto para atender”, comentou.

O Hora da Política é exibido toda segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, às 18h, no canal 23.1, na TV Aberta, e nos canais Maxx 21; SKY HD 323; Claro 23; e Claro HD 523.

– Publicidade –

Outras publicações