sexta-feira, 26 de abril de 2024

Mais brasileiros deverão ir às compras de bens duráveis, diz pesquisa

Mais brasileiros estão dispostos a comprar algum bem durável. É o que aponta a pesquisa da Fecomércio RJ/Ipsos sobre o Perfil Econômico do Consumidor. O levantamento registrou 19% das intenções, a maior alta para um mês de abril desde o início dessa apuração, em 2009. Fogão (14%) se aproxima de televisores (18%) e celulares (16%) e desponta em terceiro lugar entres as futuras aquisições.

Os produtos que tiveram os maiores aumentos em relação ao mesmo período em 2015 foram máquinas de lavar (9%), registrando alta de 5 pontos percentuais, além de guarda-roupas (9%) e geladeiras (11%), com crescimento de 3 pontos percentuais cada.

Entre os consumidores que estão pagando algum tipo de parcelamento (33%), 49% são de cartões de crédito, seguido por 40% de carnês. Nessa parcela da população, o índice de pessoas com prestações atrasadas registrou a maior alta desde 2008 para um mês de abril, fixando-se em 28%. A pesquisa mostra ainda que, em relação ao orçamento familiar, 21% das famílias afirmaram sobra no orçamento do mês de abril, depois de pagar todas as contas.

– Publicidade –

Outros destaques