sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Auxílio Combustível Governo do Maranhão

“Não aceitamos Pix, nem cartão de crédito ” – Essa frase impacta diretamente na experiência com marca

Foto: Reprodução
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

O cliente brasileiro deseja meios de pagamento que tornem a vida mais prática, é o que revelou um estudo divulgado pela Revista Consumidor Moderno e um estudo da Visa.

Sempre digo que o atendimento precisa ser digital firts e isso inclui as formas de pagamento. Outro dia ouvi a frase de um comerciante: “não aceitamos PIX nem cartão de crédito”. Fiquei assustado e imediatamente pensei em quantas vendas por dia ele perde pelo simples fato de não ter se adaptado a nova realidade social e digital.

De acordo com a pesquisa Mentalidade do Consumidor (Consumer Mindset), conduzida pela Visa na América Latina e Caribe, o cliente contemporâneo está em busca de soluções 1D3A1H (digitais first, fácil acesso, ágil, assertiva e humanizada).

O cliente atual deseja soluções de pagamento descomplicadas e que combinem com seu modo de vida. Imagina a pessoa que utiliza um Apple Watch e utiliza o Wallet em seu relógio? Ela quer poder ter a comodidade e segurança em sair sem carteira e poder pagar por aproximação da tecnologia vestível.

De acordo com o estudo, os consumidores possuem interesse em usar métodos de pagamento inovadores, práticos e fáceis de usar, o estudo mostrou que deseja:

  • Pagamentos por aproximação (57%)
  • Carteiras digitais em lojas físicas (48%)
  • Pagamento online (45%)  

Ainda de acordo com a pesquisa, houve no último ano uma democratização dos pagamentos entre pessoas, o chamado P2P, representando 55% dos pesquisados. Outro fator que vale o nosso olhar como gestor é que, um em cada três consumidores gosta de usar pagamentos biométricos, haja vista que são uma forma fácil, instantânea e segura de pagar.

ALGUMAS FORMAS DE PAGAMENTO DIGITAIS:

O estudo mostrou que os consumidores estão interessados em métodos de pagamento como biometria (35%), realidade aumentada/virtual (28%), compras via inteligência artifical (21%), tecnologia de voz (18%), tecnologias vestíveis (18%) e até implantes (13%) nos próximos seis meses.

OUTRAS FORMAS DE PAGAMENTO:

  • Aproximação
  • Carteira digital
  • Pagamento e entregas por drones
  • Tecnologias vestíveis
  • Pagamento por Chave Pix
  • Pagamento com QR Code
  • Pagamento por milhas

O estudo mostrou que os pesquisados têm optado cada vez mais pelos meios digitais – especialmente os apps móveis (53%). Pensar e desenvolver melhorias na jornada de pagamento é uma forma assertiva de melhorar o checkout do cliente e impactar positivamente no touch point (ponto de contato) de finalização. E o seu negócio, tem mapeado essas oportunidades?

Fernando Coelho

Autor do livro Customer Experience Descomplicado e mais 4 livros. Doutorando em Gamificação.  Mestre em Tecnologias Educacionais. MBA em Marketing, Especialista em Administração Estratégica e Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior. Coordenador de Relacionamento com o Cliente na Light Energia no Rio de Janeiro, Professor de Pós-graduação da ESPM RIO e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Marketing, Inovação e Experiência do Cliente da UNDB.

– Publicidade –

Outras publicações