segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Auxílio Combustível Governo do Maranhão

Navegando em mar aberto

Eliane Octaviano Martins
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

As questões portuárias e marítimas já não são para os maranhenses, especialmente ludovicenses, meras referências ao Itaqui ou imagens de navios ao largo da costa da Ilha. A atividade portuária e fatos da navegação estão sendo tratados com mais frequência publicamente.

Essa circunstância é significativa pela relevância dos portos para o desenvolvimento do País.
Faço esse registro para destacar a contribuição da Maritime Law Academy, que, no Brasil, sob o comando da professora Eliane Maria Octaviano Martins, tem, desde 2017, disseminado cursos de aperfeiçoamento e especialização em temas de Direito Marítimo, Portuário e Comércio Internacional.

Com perfil moderno e professores de reconhecida competência e experiência, não só na área do Direito, mas de Logística e Infraestrutura, a MLAW tem oferecido ensino personalizado, indo ao encontro de necessidades específicas, para atender da melhor forma aos alunos, com aulas dinâmicas e modernos recursos pedagógicos.

Nem poderia ser diferente porque a professora Eliane Octaviano Martins, pioneira nesse processo de efetiva disseminação do conhecimento nesses setores, que são um vasto, mas empolgante universo, tem um patrimônio acadêmico construído com extraordinária dedicação e produtividade.
Autora do Curso de Direito Marítimo, em 3 volumes, dentre outros livros, como coautora e coordenadora, e de artigos sobre esses temas, Eliane Octaviano é pós doutorada pela Western Michigan University, doutorada pela Universidade de São Paulo, Mestre pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Diretora acadêmica e professora dos cursos de pós-graduação da Maritime Law Academy, realizou anualmente o Congresso de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro, em São Paulo.

Tive, juntamente com a Dra. Najla Buhatem Maluf, a oportunidade de apresentar, no I Congresso, em 2017, um trabalho sobre a competência da Marinha para a fiscalização da água de lastro, analisada a partir de uma portaria de um estado federado que arrogava para si essa atribuição. Nosso texto, como os demais apresentados nos três congressos já realizados pela MLAW, compôs o livro que a instituição edita anualmente.

A propósito, a atuação da Dra. Najla Maluf à frente da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro da OAB-MA tem sido relevante na divulgação das questões do setor. E sua participação nos eventos da MLAW resultou em convite da professora Eliane Octaviano para que Najla assumisse a coordenação regional da Maritime Law, que recentemente ampliou seu leque de opções oferecendo pós graduação em Direito dos Transportes.

Conheci a professora Eliane em um Congresso de Direito Marítimo e Portuário, realizado a bordo do navio MSC Ópera, em 2010. Em 2017 voltei a ser seu aluno na Pós-Graduação em Logística e Direito Marítimo, do Instituto Navigare, do professor Saulo Gomes, em São Luís.

Mas comecei a aprender com a professora Eliane em 2005, quando li o volume I de seu Curso de Direito Marítimo, já na 2ª edição (Barueri, Manole, SP). Nele o desembargador (SP) Francisco César Pinheiro Rodrigues disse: “Encerro esta apresentação com uma profecia: a Dra. Eliane M, Octaviano Martins, moça para assuntos tão sisudos, certamente ainda ocupará um lugar de alto relevo nas letras jurídicas, nacional e internacionalmente”.

A profecia logo se concretizou.

*Vice-presidente da Comissão de Direito Marítimo da OAB-MA

– Publicidade –

Outras publicações