sexta-feira, 26 de abril de 2024

Nível de atividade na construção permanece abaixo do esperado

O mês de maio de 2016 terminou com um pequeno crescimento no nível de atividade da indústria da Construção Civil no Maranhão, marcando 36,6 pontos, embora permaneça abaixo do nível considerado usual (50 pontos). De acordo com os índices, apesar da queda no seu nível de atividade, as pequenas indústrias tiveram desempenho maior, marcando 37,5 pontos, enquanto as médias e grandes indústrias registraram 36,5 pontos.

Em nível nacional ocorreu leve melhora de 3,7 pontos em relação ao mês de abril, chegando a 40,1 pontos. Já em nível regional o Nordeste apresentou queda de 0,2 pontos, marcando 38,7 pontos em maio. O índice de número de empregados apresentou aumento de 0,6 pontos, devido ao aumento do número de empregados nas indústrias de pequeno porte, que chegou ao patamar dos 50 pontos.

Os indicadores que medem a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) na Construção Civil do Maranhão mostraram crescimento, fechando em 63% em maio, aumento de 16% em relação ao mês de abril. Já no Brasil e no Nordeste, o crescimento da UCO foi modesto, chegando em 56% e 57%, respectivamente. No que se refere às expectativas dos empresários para os próximos seis meses, os indicadores continuam negativos, assinalando queda em comparação ao mês anterior, e revelando cenário pessimista da Construção Civil.

A Sondagem da Construção Civil do Maranhão é elaborada mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Foram pesquisadas, no período de 1 a 13 de junho, empresas construtoras de edifícios, empresas de serviços e de obras de infraestrutura.

– Publicidade –

Outros destaques