sábado, 13 de julho de 2024

Novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica é anunciado em São Luís

No auditório do SEST/SENAT, (Jordoa) foi realizado o lançamento do novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica que irá operar nos ônibus urbanos e semiurbanos da capital maranhense. Com a implantação do novo sistema, São Luís ganha uma gestão mais eficiente e precisa do sistema de bilhetagem representando um avanço importante para o transporte público na cidade, tornando a experiência dos usuários mais eficiente, moderna e mais segura.

A Prefeitura de São Luís é parceira na implantação do novo sistema de bilhetagem eletrônica, garantindo sua viabilidade para a população. O Serviço Social do Transporte (SEST) é o responsável pela bilhetagem eletrônica.

Na solenidade, o secretário municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Diego Rodrigues, destacou que essa atualização do sistema de bilhetagem eletrônica faz parte de um conjunto de melhorias planejadas para o transporte público de São Luís e que tem o apoio da gestão municipal.

“A implementação do novo sistema ocorrerá gradualmente, com previsão de que até setembro, 100% da frota esteja operando com as novas tecnologias. Durante esse período de transição, nenhum cidadão que possua o sistema antigo será prejudicado, podendo continuar utilizando seu cartão antigo até que seus créditos sejam zerados. Em alguns ônibus, os passageiros perceberão a presença de dois validadores, um novo e um antigo, para garantir a transição entre os sistemas. As trocas de cartão serão realizadas em terminais de integração, órgãos públicos e empresas privadas, e o SEST já está elaborando um cronograma para facilitar esse processo. Essas iniciativas, que têm o apoio da Prefeitura, refletem o compromisso em modernizar e aprimorar o sistema de transporte da cidade, beneficiando a população como um todo”, enfatizou o titular da SMTT.

O diretor executivo do SET, Paulo Pires, expressou sua satisfação em trazer essa inovação para a cidade e garantiu uma experiência mais moderna e inclusiva a todos os usuários de transporte público da capital.

“Há 20 anos o sistema não recebia uma atualização importante e necessária para atender às demandas da população. Essa abordagem vai aproximar o usuário do sistema, oferecendo facilidades tanto no pagamento quanto na segurança durante a utilização do transporte público. Agora, estamos atualizando os meios de pagamento, trazendo uma série de novas formas, como QR Code, carteiras digitais e aplicativos.  É um sistema de bilhetagem sofisticado, inclusivo e ágil, e estamos muito felizes em trazer essa inovação para a população de São Luís”, destacou.

Também estavam no evento de lançamento, representantes das categorias de passageiros do transporte público municipal (idosos, pessoas com deficiência e estudantes), representantes do setor de transporte de São Luís e o vereador Álvaro Pires (PMN), representando a Câmara de Vereadores.

Mudanças

A implementação do novo sistema envolve a colocação de validadores adicionais nas catracas dos coletivos. Os antigos cartões de transporte serão substituídos por novos modelos, adaptados para diferentes públicos, como gratuidades, estudantes e vale-transporte. Os antigos cartões continuarão sendo aceitos, até que as recargas antigas acabem.

Uma das principais novidades do novo sistema é a introdução gradual de outras formas de aquisição de créditos de passagem, a exemplo do pagamento por PIX e QR Code, trazendo mais praticidade e agilidade no momento da compra dos bilhetes.

No novo sistema, haverá um aplicativo da própria bilhetagem com uma carteira digital, sendo possível comprar recarga, como já é feito pelo RecargaPay, usando o saldo da carteira digital para gerar um QR Code e pagar a passagem diretamente do celular no leitor instalado dentro dos ônibus, ou seja, sem intermédio de uma mídia física (cartão). A médio prazo, o sistema também vai operar com o pagamento de passagem via débito.

Há a possibilidade de fazer recargas dos cartões de transporte via PIX, e a validação instantânea dos créditos também por meio de PIX. E a longo prazo, os usuários de transporte ainda terão a opção de fazer recarga a bordo com o uso de cartão de crédito ou débito, por aproximação, direto nos validadores. Para otimizar o sistema, será intensificada a biometria facial para evitar fraude no uso dos cartões com benefícios de 50% (estudantes) e 100% (gratuidades). Uma câmera fotográfica de alta resolução identifica o rosto do portador do cartão, evitando fraudes.

Sistema

O Sistema de Bilhetagem é composto por hardware (equipamentos) e softwares (programas) projetados para prover segurança, confiabilidade e rastreabilidade aos processos relacionados ao fluxo de crédito. Essa total segurança nas etapas de gerenciamento dos créditos eletrônicos é um ponto fundamental, que passa por todos os processos de distribuição até a utilização pelo usuário. Um controle que garante ainda mais transparência e praticidade.

– Publicidade –

Outros destaques