Ortopedia da UPA do Araçagi volta a funcionar nesta sexta


Após Recomendação do Ministério Público do Maranhão, os atendimentos de ortopedia na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagi, em São Luís, serão restabelecidos nesta sexta-feira, 1º de março, às 7 da manhã. O serviço estava suspenso há três meses e, desde então, a 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde vem tentando garantir o retorno.

A medida foi informada, na manhã desta quinta-feira, 28, pela secretária-adjunta de Assuntos Jurídicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Lídia Cunha Shramm, à promotora de justiça Maria da Glória Mafra Silva e é uma resposta à Recomendação emitida, em 26 de fevereiro, à Secretaria e à Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

No documento, o MPMA ressalta que todo o atendimento de urgência e emergência de menor complexidade em ortopedia não estavam sendo realizados em nenhuma UPA existente na capital, bem como em nenhum outro serviço de saúde de gestão estadual.

Glória Mafra explica que a UPA Araçagi fará atendimentos de baixa e média complexidade, conforme suas atribuições e competências, estabelecidas pelo Ministério da Saúde. “Os casos de politraumatismo e de alta complexidade devem ser encaminhados ao Socorrão 2. A UPA permanece com atendimentos ortopédicos de menor complexidade”.

Na avaliação da titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de São Luís, a suspensão do atendimento de ortopedia na UPA Araçagi gerou uma sobrecarga no Socorrão 2 e prejudicava tanto os pacientes mais graves quanto os de menor complexidade.