sexta-feira, 26 de abril de 2024

Os templos sagrados de São Luís que atraem turistas e fiéis

São Luís do Maranhão não é apenas uma cidade atrativa pela sua orla marítima e os grandes casarões azulejados, o encanto da ilha vai além. Repleto de templos históricos que residem desde período da escravidão e colonização.

O Turismo Religioso agrega economia para o estado, proporcionando aos visitantes e fiéis, conhecimento e renovação da fé. Entre as igrejas que residem em São Luís, quatro delas tem história repleta de combate, vitória e poder. Templos que até os dias de hoje encantam pela sua grandiosidade e peças únicas que só o Maranhão tem.

Turismo é traçar caminhos além do horizonte, uma aventura proporcionada por rastros inigualáveis oriundos de tempos da escravidão, guerras e conquistas.

Confira uma lista dos principais pontos para fazer turismo religioso em São Luís.

Igreja da Sé

Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a Catedral de Nossa Senhora da Vitória ou popularmente conhecida como Igreja da Sé localizada na Praça Pedro II, no Centro Histórico, é um dos monumentos antigos da cidade mais importante da cultura do Maranhão.

O palácio foi iniciado em 1619 pelo Capitão-mor Diogo Machado da Costa, e no ano de 1622 foi inaugurado o templo que abriga o único altar mor de igreja brasileira construído em estilo tradicional português.

Atualmente o palácio arquiepiscopal comporta o Museu de Arte Sacra.

Horário de visitação

Terça-feira a sexta-feira, das 8h às 19h; sábados das 8h às 12h e das 15h às 22h; domingos das 8h às 12h e das 16h às 21h.

Igreja dos Remédios

A Igreja Nossa Senhora dos Remédios fica localizada em frente à Praça Gonçalves Dias, no Centro Histórico.  Foi erguida em 1719, a sua construção é caracterizada pelo estilo gótico, onde a priori era apenas uma capela, inicialmente atraía os fieis apenas pelo espírito religioso.

Em virtude do desgaste provocado pelo tempo à estrutura foi destruída, por voltas de 1798.

Na época a igreja se mantinha financeiramente através de doações de comerciantes que tinham a santa como sua protetora. O templo é palco de um dos festejos mais tradicionais do Maranhão à Nossa Senhora dos Remédios.

Horário de visitação

Segunda-feira a domingo 7h às 19h

Igreja do Desterro


A edificação da Igreja do Desterro é considerada a mais velha de São Luís e a única do país que tem traços da arquitetura bizantina. Construída em 1618 está localizada no Largo do Desterro, próximo ao Aterro do Bacanga.

No ano de 1641 foi saqueada pelo exercito holandês, que levaram uma série de peças sacras de ouro e prata. Este ataque acabou provocando um degradação que desativou a edificação. Apenas em 1832 o templo foi reconstruído.

Devido a esse fato, atualmente na Igreja existe apenas uma torre remanescente da época em que foi construída. A reconstrução deveu-se a um morador conhecido José Lé que com ajuda de amigos e com recursos próprios realizaram a obra.

Horário de visitação

Terça a Sexta-feira: 8h às 19h; Sábado: 8h às 12h.

Igreja do Carmo

Situada na Praça João Lisboa a Igreja Nossa Senhora do Carmo também passou por um momento infeliz em sua história. Com a invasão dos holandeses 1640-1644, o templo foi depredado pelo exercito danificados as duas torres e as paredes.

Após a expulsão dos holandeses no ano de 1814, o convento sediou aulas de ciência humanas, morais e teologia aos religiosos da ordem. Os elementos arquitetônicos são caracterizados pelo estilo barroco, além das duas torres, há um frontão triangular clássico.

Horário de visitação

Segunda-feira a sexta-feira das 7h às 18h; sábado 7h/11h30 e 16h30/18h; domingo 6h30/9h e 16h30/18h

– Publicidade –

Outros destaques