sábado, 16 novembro, 2019
Início Polícia Passageiros clandestinos impedem atracação de navio no Porto do Itaqui

Passageiros clandestinos impedem atracação de navio no Porto do Itaqui

Uma situação inusitada aconteceu no último domingo (18) no Porto do Itaqui. A embarcação HAWK1, de bandeira das Ilhas Marshall e tripulação ucraniana, teve sua manobra de atracação no terminal portuário impedida por cinco clandestinos, 4 nigerianos e 1 camaronês. Eles pretendiam ir para Europa ou Canadá e entraram no navio pela helice, onde ficaram escondidos por três dias.

Depois disso, eles acabaram se apresentando para a tripulação, que de imediato informou a Marinha do Brasil. Ao serem informados que o navio estava vindo para o país, os imigrantes ficaram tranquilos, porém a medida que se aproximavam da costa maranhense, eles começaram a ficar nervosos com medo de serem deportados para Nigéria, onde subiram no barco.

Segundo informações da Polícia Federal, os imigrantes impediram a a aproximação do prático, responsável pela manobra de atracação. Nus, os imigrantes ameaçavam o prático. Veja o vídeo abaixo.

 

Uma ação da PF restabeleceu a ordem na embarcação, garantindo a segurança do navio até a conclusão da manobra de atracação no Porto de Itaqui, evitando qualquer instabilidade na área portuária.

Os imigrantes foram conduzidos à Superintendência Regional da Polícia Federal no Maranhão para a lavratura dos procedimentos de imigração e de polícia judiciária, mediante a instauração de auto de prisão em flagrante delito, em razão da conduta enquadrar-se na prática, em tese, do crime previsto no artigo 261 do Código Penal Brasileiro, que dispõe o seguinte: “Expor a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia, ou praticar qualquer ato tendente a impedir ou dificultar navegação marítima, fluvial ou aérea: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos.”

 

Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

Casal morre em colisão de moto e ônibus na Estrada da Raposa

Duas pessoas morreram em um acidente ocorrido na manhã deste sábado (16), na Avenida dos Holandeses, na trecho conhecido como Estrada do Araçagy, no...
- Publicidade -