sábado, 23 de outubro de 2021

Auxílio Combustível Governo do Maranhão

Projeto de Lei pode criar fundo para combate ao câncer em São Luís

Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

O Projeto de Lei nº 279/21, de autoria do vereador Ribeiro Neto (PMN), propõe que seja criado o Fundo Municipal de Combate e Prevenção ao Câncer. A ideia é que os recursos deste fundo sejam destinados ao atendimento de demandas dos pacientes com a doença. O texto foi encaminhado às Comissões de Justiça, Saúde e Orçamento.

O recurso do fundo vai custear e auxiliar na promoção de ações diversas no combate ao câncer, incluindo o diagnóstico e tratamento adequado às pessoas com a doença. Além destes, apoio a iniciativas de prevenção, controle e combate ao câncer, com ferramentas que viabilizem o tratamento e recuperação do diagnosticado. O equipamento servirá para apoio às ações promovidas em São Luís.

Pelo texto do PL, os recursos do fundo virão de contribuições em valores, doações, bens móveis e imóveis, ou quaisquer outras transferências, de pessoas físicas e jurídicas, público ou privado, nacionais ou estrangeiras. Verbas do município e de convênios fruto de acordos com entidades públicas federais, estaduais, municipais e estrangeiras, também poderão compor o aporte de recursos.

O documento destaca ainda que, ‘as verbas destinadas ao Fundo, têm como objetivo ampliar e fortalecer as entidades de direito público e direito privado, sem fins lucrativos, cuja atividade esteja no combate ao câncer’ e este deve ser ‘com no mínimo de 50% de verbas vindas do SUS’.

“Foi uma iniciativa na qual e me espelhei a partir de uma lei estadual que está em vigor desde 2018, de autoria do ex-deputado e atual prefeito da capital, Eduardo Braide. Resolvemos trazer essa ideia para o âmbito municipal, porque sabemos que, só quem teve um familiar ou alguém que foi paciente oncológico, sabe o quanto é difícil e doloroso passar por essa doença”, pontuou o vereador Ribeiro Neto.

– Publicidade –

Outros destaques