terça-feira, 3 de agosto de 2021

Quer vender e faturar mais? A experiência do cliente é o caminho

Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Venho falando várias vezes em diferentes plataformas que a experiência do cliente dá lucro. Mas, na prática como o pequeno em médio empreendedor podem enxergar estes resultados?

No meu último livro, Customer Experience Descomplicado (2020) trago vários dados e ferramentas, mas, hoje de forma especial, quero trazer um estudo inédito publicado este ano Brasil: o CX Trends 2021. O relatório foi conduzido pela Octadesk e pelo Opinion Box, e lançado neste primeiro semestre.

O estudo entrevisto mais 2000 pessoas em todo Brasil e aponta que 81% dos brasileiros dão preferência a empresas e negócios que entregam uma boa experiência ao consumidor. O relatório mostra também que 68% dos consumidores concordam que, se a marca pode oferecer uma boa experiência, eles estão dispostos a pagar mais por isso. É possível observar também que, uma boa experiência também se torna um valor agregado ao produto ou serviço – que é um diferencial competitivo no mercado.

Outro ponto que vale destaque, principalmente para pequenos negócios é o famoso boca a boca proporcionado pela boa experiência. 77% dos clientes dizem que fazem questão de indicar marcas que entregam uma boa experiência. 

E AÍ, VOCÊ DEVE ESTAR ME PERGUNTANDO – MAS, COMO EU FAÇO ISSO?

Estou sempre dando orientações de negócio importantes por aqui, porém, separei 10 passos que podem te ajudar:

  1. Organize os seus processos de atendimento;
  2. Defina fluxos de atendimento por cada processo ou serviço;
  3. Tenha scripts desenhados;
  4. Treine o seu time;
  5. Faça acompanhamento e reorientações diárias com o seu time;
  6. Possua uma rotina de alinhamento semanal com o seu time;
  7. Crie ações de pós-vendas e réguas de relacionamento! Interagir com o cliente é um super diferencial;
  8. Avalie a satisfação do seu cliente por meio de pesquisas;
  9. Crie um processo de tratativa e análise dos dados levantados nas pesquisas;
  10. Envolva o seu time nestas tratativas e empodere eles.

Essas são ações que sempre oriento meus mentorandos e alunos nas minhas formações. Compartilho elas aqui com você. Faça o teste e me conte.

Fernando Coelho

Autor do livro Customer Experience Descomplicado e mais 4 livros. Doutorando em Gamificação. Mestre em Tecnologias Educacionais. MBA em Marketing, Especialista em Administração Estratégica e Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior. Coordenador de Relacionamento com o Cliente na Light Energia no Rio de Janeiro e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Marketing, Inovação e Experiência do Cliente da UNDB.

– Publicidade –

Outras publicações