domingo, 15 setembro, 2019
Início Maranhão Reportagem da TV Guará concorre no 42° Festival Guarnicê

Reportagem da TV Guará concorre no 42° Festival Guarnicê

A reportagem “Vida de Surdo”, produzida pela repórter Mariana Dias com imagens do cinegrafista Luis Carlos, foi selecionada pela curadoria do 42° Festival Guarnicê, na categoria “Reportagem Televisiva”.

A matéria busca mostrar as diversas situações enfrentadas no dia a dia por quem possui a deficiência – como ir ao banco, fazer compras, matricular os filhos, pegar um ônibus, pedir ajuda na rua… Já pensou como é fazer tudo isso em silêncio e sem conseguir se comunicar com a maioria das pessoas?

A visão é a principal janela de para qual o surdo, enxerga, ouve e interpreta sua própria vida. A vida do surdo, por vezes, pode ser traduzida como um imenso silêncio, um grande vácuo, uma grande exclusão…

A reportagem mostra quais as dificuldades que um surdo enfrenta e amplia a discussão para a questão dos direitos, o que é feito no Maranhão pensando em acessibilidade e como funciona a Asma (Associação dos Surdos do Maranhão).

A jornalista Mariana Dias conversou com cidadãos que possuem a deficiência, como Lídia e o Maik. E também com a Ketolly, que é uma estudante de publicidade que se interessou pelo mundo dos surdos. Ela começou a fazer aula de Libras e hoje, já pensa em trabalhar com isso visando ajudar a mudar a realidade deles.

Assista!

FESTIVAL GUARNICÊ DE CINEMA

42° Festival Guarnicê de Cinema é realizado pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce), via Departamento de Assuntos Culturais (Dac), e acontecerá de 14 a 21 de junho, em São Luís/MA.

Haverá mostras competitivas nacionais e de filmes maranhenses de curta e longa metragem. Exclusivas para realizadores do Maranhão foram inclusas nesse ano as mostras competitivas de curtíssima-metragem, videoclipe, reportagem televisiva e filme publicitário.

Ao todo foram selecionados 98 trabalhos para as mostras competitivas do Guarnicê, dos 780 inscritos.

Foram selecionados seis filmes para a Mostra Nacional Competitiva Guarnicê de Filmes de Longa-Metragem; 18 filmes para a Mostra Nacional Competitiva Guarnicê de Filmes de Curta-Metragem; Cinco filmes para a Mostra Competitiva Guarnicê de Filmes Maranhenses de Longa-Metragem; 17 filmes para a Mostra Competitiva Guarnicê de Filmes Maranhenses de Curta-Metragem; Dez filmes para a Mostra Competitiva Guarnicê de Filmes de Curtíssima-Metragem; 27 produções para a Mostra Competitiva Guarnicê de Videoclipes; Quatro matérias para a Mostra Competitiva Guarnicê de Reportagem Televisiva e 11 comerciais para a Mostra Competitiva Guarnicê de Filme Publicitário.

A curadoria do evento é formada pelo roteirista Di Moretti,  a roteirista e produtora Isa Albuquerque; o professor do Curso de Comunicação Social da Ufma, Carlos Benalves; a produtora de conteúdos do Festival Guarnicê, Thais Fonseca Nunes; o critico de cinema, Marcio Sallem e Professora da Universidade Estadual do Maranhão Rose Panet.

Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

- Publicidade -