sexta-feira, 26 de abril de 2024

São Luís é a segunda capital que tem menos ciclovias no Brasil

Um levantamento realizado nas 26 capitais do país revelou que São Luís ocupa a penúltima posição em número de ciclovias, com apenas 18 quilômetros. Há tempos a falta de ciclovias na capital maranhense tem sido reclamada.

A falta de espaço para quem usa bicicleta não é novidade, São Luís fica a frente apenas de Macapá. Proporcionalmente a quantidade de habitantes, São Luís fica em situação pior, pois tem a menor quilometragem de vias para bicicletas: são 60.659 pessoas para cada quilômetro de via especializada.

“O grande problema que temos observado são muitos acidentes, pois cresceu o número de pessoas que estão pedalando, motoristas não respeitam as faixas e não respeitam também os ciclistas”, diz o ciclista João Carlos.

Nem mesmo um maior número de pessoas optando por usar bicicletas como meio de transporte fez com que o poder público se planejasse para aumentar para as vias específicas.

“Deveria ser trabalhada a questão das ciclo faixas, ciclovias e avenidas com espaço para ciclistas já que temos essa dificuldade. Temos que pensar no que vem pela frente nas novas avenidas e nas que hoje não estão preparadas para isso, que elas sejam capacitadas para tal”, comenta João Carlos.

Segundo Débora Garreto, doutora em Urbanismo, São Luís cresceu, as avenidas foram alargadas, mas os ciclistas não foram incluídos neste progresso.

Uma alternativa para inserir os ciclistas seria a adoção das vias compartilhadas, onde a velocidade é reduzida para os veículos motorizados, a fim de equiparar com as bicicletas.

– Publicidade –

Outros destaques