quinta-feira, 24 setembro, 2020
Início Coronavírus Secretaria de Saúde confirma oito casos suspeitos de Covid-19 no MA

Secretaria de Saúde confirma oito casos suspeitos de Covid-19 no MA

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou, nesta segunda (9) uma lista com a quantidade de pessoas com suspeita de Covid-19, o novo coronavírus no Maranhão. Os casos ainda não estão em suspeita oficial e aguardam novos exames para que os pacientes sejam colocados em quarentena. Segundo o comunicado oficial, são oito pacientes em situação de observação. São eles:

  1. Uma mulher de 29 anos, procedente da Itália;
  2. Uma mulher de 19 anos, contactante do caso acima;
  3. Uma mulher de 66 anos, procedente da Itália e França;
  4. Uma mulher de 28 anos, procedente de Portugal e Espanha;
  5. Um homem de 35 anos, procedente de Orlando, Miami e Nova Iorque;
  6. Um homem de 24 anos, procedente de Portugal;
  7. Uma mulher de 39 anos, procedente de Portugal;
  8. Uma mulher de 62 anos, com histórico de viagem para França.

Em sua conta no twitter, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula, divulgou que os casos estão sob monitoramento e recomendou que a população acompanhe as notícias e “evite fakenews”.

Os quadros suspeitos dentro do estado são analisados pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde. Esses casos são enviados para ser analisados pelo Ministério da Saúde. Após análise, o Ministério confirma se os casos estão sob suspeita oficial e põe os pacientes em quarentena. O caso, então, segue para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, onde novo exame será realizado e o resultado final será emitido.

Dois casos descartados
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) descartou os dois casos suspeitos do novo coronavírus no Maranhão. Os resultados negativos dos exames foram emitidos pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Uma das mulheres tinha 21 anos e a outra tinha 49 anos.

A mulher, de 21 anos, deu entrada na UPA Itaqui-Bacanga no dia 28, com histórico de viagem para Tóquio e Wakayama (Japão). Na ocasião, a paciente apresentou temperatura de 37º, tosse seca, dispneia, entre outros sinais e sintomas.

A mulher de 21 anos com suspeita do novo coronavírus foi atendida inicialmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bacanga (Foto: Reprodução)

Após alta no dia seguinte, a paciente estava em isolamento domiciliar. Durante o período, a SES, em conjunto com a Secretaria Municipal de São Luís, realizou o monitoramento diário do caso.

Já o primeiro caso suspeito de coronavírus identificado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vinhais, era de uma mulher de 49 anos, procedente da região Lombardia (Itália), também foi descartado no último sábado. A paciente foi diagnosticada com Influenza A.

A mulher de 49 anos com suspeita do novo coronavírus foi atendida inicialmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais (Foto: Reprodução)

Em nota, a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) disse que estaria preparada e com protocolos de atendimentos definidos para o enfrentamento do Covid-19. O Plano Estadual de Contingência do Novo Coronavírus foi elaborado para responder às necessidades locais para o enfrentamento da doença, caso haja introdução do vírus no estado.

- Publicidade -
Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

Empresa aérea deve indenizar cliente por cancelamento de voo

A empresa aérea apresentou contestação, requerendo a suspensão do processo por causa das dificuldades financeiras
- Publicidade -