sábado, 27 de abril de 2024

Servidores da Fazenda do MA são investigados por fraude em impostos

Servidores da Fazenda do MA foram alvo de operação do Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão, na manhã desta quarta-feira (4). Uma ordem de busca e apreensão foi expedida pela Central de Inquéritos e Custódia da Comarca de Imperatriz nas residências de servidores da Fazenda do MA em São Luís e Imperatriz, suspeitos de sonegação fiscal, falsidade ideológica, peculato, corrupção passiva, concussão e lavagem de dinheiro.

A ordem judicial foi cumprida pela Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor). Também foram autorizados o sequestro e a indisponibilidade dos bens, assim como o afastamento dos servidores pelo prazo de 90 (noventa) dias ou até o fim das investigações.

Investigação

A investigação pelo MPMA começou após denúncias de que avaliações imobiliárias realizadas pelos cartórios e pela Fazenda do MA relativas ao Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD) estavam constantemente desencontradas. As avaliações estavam muito abaixo do valor de mercado e, assim, o imposto pago era muito menor do que o realmente devido, causando prejuízo na arrecadação tributária do Estado do Maranhão.

As subavaliações eram resultado de negociações realizadas pelos servidores nas cidades de Imperatriz e São Luís após solicitarem vantagem indevida aos contribuintes, para a utilização do dinheiro em benefício próprio.

ORIGEM DO NOME: A Operação Hespérides recebeu esse nome em alusão à mitologia grega, se referindo às criaturas que deveriam cuidar do pomar de maçãs de ouro da Deusa Hera, mas que passaram a consumir indevidamente os frutos sob sua responsabilidade.

– Publicidade –

Outros destaques