Sinduscon e Sesi realizam evento dia 23 de agosto


O Sinduscon-MA e o Sesi-MA realizarão no dia 23 de agosto, a 8ª edição do Dia Nacional da Construção Social (DNCS), ação social promovida nacionalmente  pela Câmara da Indústria da Construção (CBIC), destinada exclusivamente aos trabalhadores da construção civil e seus familiares. O evento ocorrerá das 8h30 às 17h no Sesi Clube Araçagi com a oferta de diversos serviços nas áreas da saúde, educação, cidadania, cultura e lazer.

O Dia Nacional da Construção Social tem como tema este ano “Família: o alicerce do que se constrói na vida”. Os objetivos são melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores da construção civil e seus dependentes, promover a integração entre a classe patronal e empresarial, incentivando a prática da responsabilidade social empresarial e contribuir para uma indústria da construção civil sustentável.

Na edição do ano passado, foram realizados  7.343 atendimentos aos trabalhadores da construção civil e seus familiares. A meta, este ano, é superar este número.

De acordo com o presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, o Dia Nacional da Construção Social é antes de tudo, uma oportunidade de congraçamento entre empresários e trabalhadores da construção civil, além de um evento que promove ações que facilitem o acesso dos trabalhadores e seus familiares a diversos serviços, garantindo-lhes atendimentos como consulta médica, vacinação, cursos e oficinas, incentivo à leitura e outros. “É uma ação social de grande importância, por isso estamos mobilizando todos os empresários e trabalhadores da construção civil, pois trata-se de um evento, que, além de promover maior integração entre as classes patronal e laboral, traz um grande ganho para todos, pois há diversos tipos de atendimentos que disponibilizaremos que trarão, como consequência, melhor qualidade de vida para os trabalhadores e seus familiares e maior produtividade para o segmento”, afirma ele.

         

Entre os serviços a serem disponibilizados estão atendimento médico em diversas especialidades, como clínico geral, pediatria, oftalmologia e cardiologia; emissão de carteira do SUS, vacinação e circuito saúde; serviços de odontologia como limpeza e extração;   Cozinha Brasil; Emissão de documentos, como RG, CPF e Carteira de Trabalho;  oferta de cursos voltados para a área de Educação Profissional, como Inclusão Digital, Eletricidade Básica, Reparos Elétricos e Reparos Hidráulicos; Oficinas na área de Educação Básica, como libras e braile; e inscrição para Certificação Profissional por Competência – parceria com o SENAI; Orientação, elaboração e impressão de currículo – parceria com o IEL;  Contação de história, rodas de leitura, jogos, brincadeiras que serão viabilizados pelo SESC e acontecerão na unidade móvel do BiblioSESC;   oficina de customização de camisas e distribuição de mudas;  Show de Talentos para os trabalhadores e dependentes com premiação;  Espaço Beleza com promoção de serviços de corte de cabelo, hidratação, penteados e tranças, maquiagem e depilação e outros.