sábado, 25 de junho de 2022

G10 Editora

Teatros maranhenses vão receber artistas para a VIII Semana Maranhense de Dança

A VIII Semana Maranhense de Dança será aberta, nesta segunda-feira (25), às 19h, em solenidade no Teatro Arthur Azevedo. A programação, que já faz parte do calendário cultural do estado, acontece até o domingo (31) com apresentação de espetáculos, coreografias e intervenções de dança e participação de grupos,companhias e bailarinos independentes maranhenses e nacionais e a realização de16 oficinas de dança.

Na oportunidade haverá o descerramento de duas placas que darão nomes a dois espaços no Teatro Arthur Azevedo, em homenagem aos artistas maranhenses falecidos no início deste ano: Chico Coimbra (estilista) que terá seu nome dado à Sala de Adereçaria e Figurinos e Antonio Gaspar (bailarino), à Sala de Dança. As homenagens serão feitas pelo reconhecimento do trabalho dos dois artistas às artes cênicas.

“Esta é uma forma que encontramos de agradecer e homenagear o Coimbra e o Gaspar pelo que fizeram pela arte no Maranhão e fora daqui. É nosso reconhecimento em valorizar esses dois artistas que tanto fizeram para projetar a arte e a cultura maranhense por tantos anos”, destaca Roberto Brandão, diretor do TAA. As placas serão descerradas pela secretária da Cultura, Olga Simão e pelo diretor do Teatro.

Após as homenagens aos dois artistas falecidos, a programação segue no palco do Arthur Azevedo com a solenidade oficial de abertura do evento, com mais homenagens, dessa vez á duas profissionais que ao longo dos anos vêm dedicando suas vidas a arte da dança: Waldecy Vale, bailarina, professora de dança e de ginástica rítmica e, Olinda Saul, bailarina, coreógrafa, diretora e professora de ballet e coordenadora do projeto Dança Criança. Em seguida será apresentado o primeiro espetáculo da Semana, “As Canções que você dançou pra mim”, com bailarinos da Focus Companhia de Dança, do Rio de Janeiro.

A coordenação da Semana Maranhense de Dança, nesta edição,inverteu a execução do projeto que nos sete anos anteriores iniciava sua programação por São Luís e somente após o encerramento seguia com a Caravana da Dança para outros municípios maranhenses. Neste ano iniciamos pelo interior, a Caravana esteve nos dois últimos fins de semana do mês de julho nas cidades de Fortaleza dos Nogueiras, Carolina, Açailândia, Paço do Lumiar, Ribamar, Bacabal e Cantanhêde, realizando oficinas e apresentando espetáculos com participação de cinco grupos de dança e 15 bailarinos independentes, informa Abelardo Teles, que divide a coordenação do evento ao lado da professora de dança Eliane Propp.

Programação

A programação da Semana de Dança contará com oficinas e cursos que acontecerão pela manhã e tarde em salas do Teatro Arthur Azevedo e nos salões do Espaço Olinda Saul, Grêmio Lítero Português (Praça João Lisboa) e Academia Viva Água, voltados para bailarinos (alunos e profissionais),professores de dança, dançarinos e pessoas amantes da arte da dança,ministrados por professores convidados do Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco,Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Maranhão.

Os espetáculos,coreografias e intervenções serão apresentados nos Teatros Alcione Nazareth, às 18h; João do Vale, às 19h; e no Arthur Azevedo, às 20h, com ingressos trocados por um quilo de alimento não perecível, nas bilheterias dos teatros, nos dias dos espetáculos. Foram convidados para participar desta edição da Semana de Dança espetáculos e coreografias de companhias do Rio de Janeiro, Recife e Natal.

– Publicidade –

Outros destaques