O uso de máscara passou a ser obrigatório no estado do Maranhão, desde o dia 23 de abril, como forma de conter o avanço do novo coronavírus (COVID-19). Essa medida, aliada as outras formas de prevenção, como o isolamento social, higienização das mãos e objetos pessoais etc, visa reduzir a transmissão do vírus, que é altamente contagioso, e contribuir para a mantença da saúde pública.
Conforme o quadro abaixo a utilização de máscara pode reduzir o risco de transmissão em até 1,5% (um virgula cinco por cento).
Acontece que o uso inadequado da máscara ao invés de afastar o coronavírus pode abrir uma janela para o contágio. Isso ocorre com a auto-contaminação quando a pessoa toca e reutiliza uma máscara infectada e também com a falsa sensação de segurança que induz o relaxamento das demais medidas preventivas, especialmente o distanciamento físico de outras pessoas e a higienização das mãos.
É por conta disso que a população deve ser instruída para que saiba qual máscara utilizar, assim como o momento oportuno e seu uso adequado.
O quadro a seguir pode auxiliar você leitor quando da escolha da máscara.
Quanto ao uso, veja importantes dicas no vídeo a seguir e também erros mais comuns, que logicamente devem ser evitados:
Portanto, com a utilização correta das máscaras iremos reduzir os riscos de contaminação e ela será uma forte aliada para nossa proteção e do próximo.
Por Luiza Carvalho,
Membro da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais
Cirurgiã-Dentista / Endodontista
Cro-ma 3129
Instagram: @luizacarvalho
e-mail: luiza_scarvalho@hotmail.com
whats app: 98-984058874