Um navio de bandeira de Hong Kong, o Zhandong Da Zhi, está fundeado na área reservada para este fim no Complexo Portuário de São Luís e sua tripulação está cumprindo quarentena, por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A deliberação ocorreu após um tripulante de nacionalidade indiana ter sido internado num hospital particular da capital maranhense com diagnóstico de covid-19.
O paciente, de 54 anos, começou a apresentar sinais e sintomas da doença no último dia 4, quando o navio se encontrava em águas internacionais. No dia 13 passado, já na área de fundeio do porto, o tripulante indiano passou por exame PCR, tendo testado positivo para a covid-19. O homem foi removido por helicóptero para o hospital e segue em tratamento.
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nota neste domingo, informando que todos os tripulantes do Zhandong Da Zhi estão fazendo exames PCR. O exame do homem hospitalizado foi analisado no Laboratório Central do Estado e será enviado ao Instituto Evandro Chagas, para sequenciamento genômico.
O Shandong Da Zhi é um carregador de minério construído em 2012 e tem capacidade de carga de 402.387 toneladas. Mede 360 metros e tem a largura de 65,06 m.