sábado, 13 de julho de 2024

Aula inaugural da Escola de Eletricistas 2023 é realizada após formação de turma

Neste mês de junho, aconteceu a aula inaugural da terceira turma da Escola de Eletricistas, uma formação proporcionada pela Equatorial Energia e ministrada pelo Senai, que tem o objetivo de capacitar novos profissionais do setor elétrico, com custo zero aos alunos.

O evento aconteceu no auditório da Equatorial e reuniu os 25 alunos que ingressaram na turma, o Presidente da Equatorial Maranhão Sérvio Túlio, o Diretor do Senai Maranhão Raimundo Arruda, representantes da Dínamo Engenharia, empresa parceira da Distribuidora nesse projeto, além de colaboradores da Equatorial e Senai.

Durante a aula inaugural o Gerente de Gente e Gestão da Equatorial Maranhão Ytaquirate Soeiro, falou de oportunidades de mercado e boas práticas para que os futuros profissionais se destaquem em sua nova profissão, já que a Escola de Eletricistas conta com uma formação completa com duração de três meses, que inclui formação comportamental, entregando profissionais prontos para ingressar no mercado.

Verônica Pereira, aluna que ingressou nesta nova turma, conta que a expectativa é muito grande para iniciar essa capacitação. “Estou muito feliz em poder participar da Escola de Eletricistas e minha expectativa é grande, pois vou poder me qualificar na área que eu estava tentando me enquadrar e aproveitar essa oportunidade. Para mim é muito importante também poder representar as mulheres nessa área”, destacou Verônica.

As duas primeiras turmas, que aconteceram em 2022 em São Luís, formaram 47 profissionais e cerca de 50% destes já estão no mercado de trabalho, em empresas parceiras da Equatorial Maranhão. Ao todo, mais de 400 novos profissionais foram qualificados para ingressar no mercado de trabalho pelo programa Escola de Eletricistas promovido pelo Grupo Equatorial Energia em alguns estados em que atua: Alagoas, Amapá, Maranhão, Piauí e Pará.

Para o Diretor do Senai, Raimundo Arruda, é de grande importância para o Senai ser parceiro dessa importante iniciativa da Equatorial Energia. “Essa já é a nossa terceira turma, desde que iniciamos esta parceria com a Equatorial que busca empregabilidade trazendo inclusão às pessoas que necessitam entrar no mercado de trabalho”, destacou Raimundo Arruda.

O Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, destaca a alegria e importância da realização da Escola de Eletricistas. “É sempre uma grande felicidade firmar parcerias como essas que permitem formar novos profissionais preparados para entrar no mercado da energia elétrica. Estamos muito felizes em celebrar mais uma turma da Escola de Eletricistas no Maranhão, com essa parceria entre a Equatorial Energia e o SENAI, que já certificou 47 novos eletricistas no ano passado, levando conhecimento e inclusão no mercado de trabalho, pois 50% dos alunos das turmas anteriores já estão empregados”, destacou Sérvio.

Sobre a Escola de Eletricistas

A Escola de Eletricistas faz parte do E+ Profissional, projeto que compõe a Plataforma de Sustentabilidade do Grupo Equatorial Energia, e conta com o apoio do Programa de Eficiência Energética do Grupo, regulado pela ANEEL, e tem o objetivo de qualificar pessoas para o mercado de trabalho. A Escola possui carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas do curso profissionalizante e 112h de curso comportamental. As inscrições aconteceram no início de junho e ofertaram com 200 vagas para a seleção final de 25 vagas para São Luís e 25 para Imperatriz. As duas turmas tiveram um percentual de inscrições destinado preferencialmente a mulheres.

Diante disso, é possível perceber que os investimentos voltados para promoção da educação são capazes de transformar vidas e os mais distintos cenários sociais, incluindo melhorias nas condições de empregos e renda para população. Além do mais, através da inclusão de mulheres em ambientes predominantemente ocupados por homens, abre-se oportunidades de transformação social, reafirmação do empoderamento e presença feminina no mercado de trabalho, em especial no setor elétrico. O Programa E+ Profissional é uma iniciativa das Distribuidoras do Grupo Equatorial Energia alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que faz parte do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), do qual a Empresa é signatária e que tem como um dos objetivos prioritários promover Educação de Qualidade, até 2030.

Próximas Turmas

No dia 17, ocorrerá a aula inaugural da primeira turma da Escola de Eletricistas em Imperatriz, sul do Maranhão. Serão 25 pessoas que receberão formação para atuar em rede de distribuição de energia.

Ainda no segundo semestre teremos inscrições para novas turmas da escola de eletricistas em São Luís e em Imperatriz.

– Publicidade –

Outros destaques