quinta-feira, 25 de abril de 2024

Barbosa de Godóis perde para o Clube Português no Campeonato Brasileiro Infantil Feminino de Handebol

Nesta teça (16), começou o Campeonato Brasileiro Infantil Feminino, disputado por meninas com idade entre 12 e 14 anos, no ginásio Costa Rodrigues, localizado em São Luís, e acontece até o dia 20. A primeira fase é composta por dois grupos de quatro, formados pelos seguintes times: Cariacica/ES, Castro Alves/ES, Clube Português/PE; Campo Grande/MT e Sorriso/MT, Olímpico/SP, GHC Bola na Mão/PI, Moju/PA e Barbosa de Godóis Handebol/MA.

Na estreia, as maranhenses acabaram sendo derrotadas para as pernambucanas do Clube Português pelo placar de 31×21, mas ainda terão dois jogos para se recuperarem na classificação do Grupo B. O treinador Eduardo Telles afirma que a atuação da equipe não condiz com os treinos realizados, cujo foco principal foi elaboração de jogadas, mas garante que ninguém jogou a toalha:

“Todas estão bem treinadas. Treinamos os mais diferentes tipos de jogadas, mas treino é treino e jogo. Hoje não soubemos fazer o que realizávamos nos treinos, quando começamos a perceber o jogo, já tava no fim, mas é natural, já que passamos um tempo sem disputar essa competição. Jogaremos amanhã novamente. Vamos para frente para buscar o resultado. Os demais jogos vão ser difíceis, mas jamais desistiremos”, afirma o técnico do BGH.

A abertura do evento contou com a participação de Ana Paula Rodrigues, maranhense que se firmou com uma das principais atletas da Seleção Brasileira de Handebol, bicampeã dos jogos Pan-americanos, campeã dos jogos sul-americanos e com participação nas ultimas quatro olimpíadas, Ana Paula realizou um discurso, mas antes, em entrevista, deu a seguinte declaração.

“É sempre importante dar um bom nível de atenção e investimento para o esporte, afinal ele pode contribuir para tirar as pessoas da rua, contribui para a pessoa ser um cidadão melhor, já que nos esportes o trabalho em equipe conta muito, sem falar que também faz com que você tenha uma rotina digna e mais comprometimento”, revelou a jogadora.

O mundo dos esportes chega a envolver até as famílias de quem pratica tal atividade física. É o caso da Maria Julia Ribeiro, 12 anos, e de sua mãe Joelma Ribeiro, a responsável pela Maju, como é conhecida sua filha, que pratica esporte faz 14 meses e optou pelo handebol após ver garotas jogando na quadra da escola que frequenta. A mãe diz que Maju sonha em viver do esporte que escolheu praticar.

“Assistir minha filha disputando um campeonato me dá muita emoção e me deixa arrepiada, pois ela se encontrou no handebol, se dedica muito a esse esporte. Consigo perceber que ela é muito apaixonada por ele. A Maria Julia tem muita vontade de seguir carreira no handebol e estou disposta a incentivá–la o máximo possível para que minha menina consiga realizar seu sonho”, frisa Joelma Ribeiro

A jovem faz parte do Barbosa de Godóis Handebol (BGH), time fundado em 2009 e único representante do Maranhão no campeonato. A equipe não disputava uma edição do campeonato brasileiro desde 2017, ano em que teve 10 atletas convocados para seleções nas categorias infantil, cadete e juvenil. Para 2021, reformulou o seu grupo de atletas e trouxe sete meninas que não estiveram nos Jogos Escolares Brasileiros, no Rio de Janeiro.

Os demais compromissos do Barbosa de Godóis no Campeonato serão na quarta (17), às 19h30, contra o Sorriso/MT, e na quinta (18), às 18h30, com o Bola na Mão/PI. A fase mata-mata irá ocorrer na sexta (19) e no sábado (20).

– Publicidade –

Outros destaques