sexta-feira, 26 de abril de 2024

Buscando organizar a ultra-direita, Amoedo virá para São Luís

João Amoêdo em entrevista na Empresa Brasil de Comunicação (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Por Saulo Marino

O político conservador João Amoedo (Novo), que concorreu à presidência da república em 2018, virá para São Luís no próximo dia 4 de junho mirando organizar seu partido para as eleições municipais de 2020. O local do evento ainda não foi confirmado.

Amoedo tem circulado pelos quatro cantos do país buscando maior adesão do seu partido, que é considerado pequeno na política atual mas que tem conseguido dialogar com a classe média alta do país, sobretudo com jovens universitários e recém formados de cursos elitizados, como medicina e as engenharias.

O Novo está em campanha permanente de filiação através das redes sociais e recentemente teve seu presidente passando pelo Nordeste, em Recife e João Pessoa, para divulgar “suas idéias e valores”. Na “vanguarda do atraso”, a legenda se baseia em partes no liberalismo do século XVIII de Adam Smith e tem como intelectual orgânico o blogueiro radicado em Miami Rodrigo Constantino, ex-colunista da revista Veja e atualmente no conservador Gazeta do Povo.

Apesar de desacreditar da política “radicalmente” o partido joga o jogo conforme as regras tradicionais, mas prefere mudar alguns termos. Por exemplo, seus filiados são chamados de “sócios” que se inscrevem em um “edital” para disputar as prévias eleitorais, renomeadas por eles de “processo seletivo”.

Em São Luís o presidente do partido é Darci Fontes, diretor do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão e que até 2014 fazia campanha para Aécio Neves.

– Publicidade –

Outros destaques