segunda-feira, 8 março, 2021
Início Capa Campanha de doação de sangue acontece neste sábado (16)

Campanha de doação de sangue acontece neste sábado (16)

Doar sangue vai além de um ato de generosidade, é uma ação que salva vidas. Pensando nisso, o Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (IBRAPP), em parceria com a Hemomar e a Igreja do Amor, irão promover a campanha “Seja Você um Herói”, para que voluntários possam realizar doações de sangue. 

Com a advento da pandemia, muitos bancos que armazenam sangue espalhados pelo Brasil estão cada vez mais vazios. Em tempos considerados “normais”, os bancos de sangue comumente estão abaixo do nível esperado, com a pandemia a situação se agravou. Segundo o Ministério da Saúde, houve uma redução de 30% a 40% no número de doações.  

No Maranhão o cenário não é diferente, os hemocentros encontram-se em estado crítico. A situação agravou-se com a implantação do distanciamento social, em decorrência do Coronavírus. Com este quadro, cada vez mais pessoas vão precisar de doação de sangue e os bancos estão quase vazios. 

Com o objetivo de conseguir doadores e conscientizar mais pessoas sobre a importância de doar sangue, o IBRAPP, junto a Hemomar e a Igreja do Amor, vão abrir as portas para que as pessoas possam doar com segurança. A campanha vai acontecer neste sábado, dia 16, das 9h às 17h no IBRAPP. 

Para doar sangue, é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 kg. No dia da doação, é necessário apresentar documento de identidade original com foto. É recomendável evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação. Para bebidas alcoólicas, esse período deve ser de 24 horas. Pessoas que tiveram COVID-19, só poderão doar após 30 dias da melhora completa dos sintomas. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriada, não deve doar temporariamente. 

Vale lembrar que doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, os hemocentros teriam um banco suficiente para atender toda população: uma bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas!  

- Publicidade -
Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

- Publicidade -