sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conta de energia fica mais cara a partir do dia 28

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), aprovou um reajuste de 16,96% para os consumidores de energia elétrica no Maranhão. Devido a isto a conta de energia ficará mais cara a partir da próxima terça-feira (28), onde as tarifas serão aplicadas.

Esse valor do reajuste se altera dependendo do tipo de consumidor da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), para consumidores residenciais e comerciais, esse reajuste fica em 16,96 %, já pra consumidores industriais, esse valor sobe para 17,86%.

Os chamados componentes financeiros, principalmente relacionados ao consumo de energia e ao risco hidrológico, foram os responsáveis pelo maior impacto na tarifa, respondendo por 10,53 pontos porcentuais da variação. Por outro lado, esse efeito financeiro tende a diminuir no próximo processo tarifário, em 2019.

Quem sofre essa mudança de tarifa também, é o estado da Paraíba, com um valor um pouco menor que o do maranhão, com reajuste de 15,41% e de 16,75% para os consumidores industriais.

Outros cinco estados brasileiros passam pelo reajuste nas contas de luz, são eles: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

– Publicidade –

Outros destaques