sexta-feira, 26 de abril de 2024

Dia do Cinema Brasileiro: Confira 5 dicas de produções para curtir no fim de semana

cinema movie film festival poster design background

Dia 19 de junho é o Dia do Cinema Brasileiro. A data é comemorada em homenagem ao dia em que foram registradas as primeiras imagens em movimento em território brasileiro, no ano de 1898, pelo Afonso Segreto, o primeiro cinegrafista e diretor do país.

E já que o assunto é cinema nacional, nada melhor do que deixar algumas indicações de filmes pra maratonar nesse final de semana né? Trouxemos hoje um top 5 de filmes brasileiros.

1 – “Carnaval”
Filme de 2021, lançado a pouco tempo na Netflix, a história de gira em torno de Nina, uma influenciadora digital que descobre a traição do namorado, termina com ele e decide viajar para Salvador com as melhores amigas para superar a tristeza. O filme promete muita comédia e nostalgia mostrando registros do carnaval em Salvador.

2 – “Minha mãe é uma peça”
Estrelado pelo inesquecível Paulo Gustavo, conta a história de Dona Hermínia, uma mãe dedicada, divorciada do marido que não larga o pé de seus filhos Marcelina e Juliano, que já estão bem grandinhos. Desprezada, ela decide passar um tempo na casa de sua tia para desabafar e relembrar o passado.

3- “Que horas ela volta”
o filme foi indicado para concorrer ao Oscar de 2016. O filme dirigido denota, de forma sutil e cativante, uma realista crítica às desigualdades sociais históricas no Brasil. Regina Casé faz o papel principal como a adorável empregada doméstica Val, que recebe a filha na casa dos chefes enquanto ela presta o vestibular. É um filme que mistura comédia e drama, que merece ser assistido.

4- Central do Brasil (1998)
Na trama, Dora (Fernanda Montenegro) trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Ainda que a escrivã não envie todas as cartas que escreve, as cartas que considera inúteis ou fantasiosas demais, ela decide ajudar um menino, após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste. É uma história emocionante que vale a pena assistir!

5- Bacurau
O filme venceu o prêmio do júri na mostra principal do Festival de Cannes. A trama retrata um pequeno povoado do Sertão nordestino, que sofre com a morte de Dona Carmelita, uma mulher muito querida, interpretada pela cirandeira Lia de Itamaracá. Dias depois, os moradores percebem que há algo de estranho acontecendo. Pessoas aparecem mortas, drones sobrevoam a cidade e visitantes estrangeiros intimidam a comunidade.

– Publicidade –

Outros destaques