terça-feira, 16 de julho de 2024

Entenda de quem é a responsabilidade pelas podas de árvores nas ruas e terrenos particulares

A poda de árvores vai além do paisagismo ou controle do crescimento. O procedimento é necessário para que elas se mantenham seguras e não cresçam desordenadamente. Mas, você sabe de quem é a responsabilidade pelas podas de árvores nas ruas e terrenos particulares?

Por questão de segurança, e para evitar que cresçam a ponto de atingir a rede elétrica, toda manutenção da arborização localizada em espaços e vias públicas é de responsabilidade dos órgãos de paisagismo urbano da prefeitura de cada município, que devem podá-las sempre que necessário para evitar que cheguem até a rede elétrica e afetem o fornecimento de energia. Já nos casos de árvores localizadas em imóveis ou terrenos privados, o proprietário deve podá-las sempre e evitar que atinja a rede elétrica.

Porém, nas situações em que os galhos já estejam em contato com a fiação, a Equatorial Maranhão realiza as podas com suas equipes especializas para evitar que haja a interrupção do fornecimento de energia ou até acidentes. Por isso, a Distribuidora alerta a população sobre a importância da prevenção e cuidados na hora da prática.

De acordo com Renato Mendes, Gerente de Relacionamento com cliente da Equatorial, as equipes da Distribuidora realizam constantemente ações de poda de galhos de árvores quando já estão em contato com a rede de distribuição de energia. “De janeiro a abril de 2023 a Distribuidora já realizou mais de 38 mil serviços de podas. A empresa executa esse serviço em seu plano de manutenções com o intuito de manter o fornecimento de energia aos clientes e garantir a segurança da população. Somente este ano, mais de 7 milhões de reais foram investidos nesse serviço tão importante para a integridade da rede elétrica”, destacou.

Para solicitar o serviço de poda de árvores que estejam em contato com a rede elétrica, o cliente deve acionar a Equatorial, por meio da Central 116.

A Equatorial atenta ainda sobre os riscos de intervenções em árvores próximas da rede elétrica. Somente pessoas habilitadas devem realizar essa prática. Por isso, é importante que jamais tentem podar por conta própria as árvores que estejam tocando ou próximas da rede elétrica.

Alguns cuidados importantes:

  • Sempre busque profissional habilitado para realizar a poda em casos de árvores em locais privados;
  • Não realize podas em dias de chuva. Além do risco com a eletricidade, os ventos fortes podem ocasionar a queda da árvore;
  • Se a árvore frutífera estiver em contato com a fiação, não se deve subir e nem tentar apanhar a fruta usando varas metálicas;
  • Ao plantar novas árvores de grande porte, escolha locais distantes da rede elétrica;
  • Em casos de árvores localizadas em espaços públicos, entre em contato com a prefeitura do seu município para solicitar a poda;
  • Em casos de galhos caídos ou apoiados na rede de energia, comunique imediatamente à Equatorial Maranhão, por meio da Central 116.
– Publicidade –

Outros destaques