segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Governo entrega novo mamógrafo e amplia ações de prevenção ao câncer de mama no Maranhão

No Maranhão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) amplia a prevenção ao câncer de mama com entrega de novo mamógrafo para assistência da população no Vale do Pindaré. O equipamento está em funcionamento na Policlínica de Santa Inês, gerenciada pelo Instituto Acqua, e a previsão é de que sejam realizados 200 exames mensais. Agora, sobe para 17 o número de mamógrafos instalados em hospitais e policlínicas da rede estadual da Saúde. 

“O governo aumentou o acesso da população à mamografia. A gestão do governador Carlos Brandão trabalha para incluir serviços e equipamentos, que são necessários, tanto para o diagnóstico como para o tratamento do câncer de mama no nosso estado”, frisou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Com extensão da linha de cuidado da SES, com os investimentos e a disseminação da cultura de rastreio precoce da doença, a moradora de Santa Inês, Josivangela Nunes da Silvia, de 44 anos, não hesitou e fez o exame.  “É a primeira vez que estou fazendo esse exame. É uma bela oportunidade de fazer esse exame aqui mesmo onde moro. Fiz minha consulta aqui [Policlínica de Santa Inês] e a mastologista solicitou esse exame. Espero que esteja tudo normal”, pontuou.

A Policlínica de Santa Inês atende pacientes de 18 municípios, sendo 13 da Regional de Santa Inês, como Alto Alegre do Pindaré, Bela Vista, Bom Jardim, Governador Newton Belo, Igarapé do Meio, Monção, Pindaré, Santa Inês, Santa Luzia, São João do Caru, Satubinha e Tufilândia, e mais cinco cidades da Regional de Zé Doca, eu são: Araguanã, Centro do Guilherme, Nova Olinda, Santa Luzia do Paruá e Zé Doca, além da população indígena.

A diretora administrativa da Policlínica de Santa Inês, Flávia Borges, detalhou como será o atendimento. “A unidade já conta com a mastologista e a partir de agora quem precisar do exame de mamografia não vai mais se deslocar a outra cidade para realizar o exame. É um salto importante na prestação do serviço de saúde, uma vez que agora este tipo de exame estará disponível dentro da própria Policlínica. Assim, poderemos levar mais saúde à população do Vale do Pindaré”, destacou.

A costureira Ana Maria Martins da Costa, de 69 anos, natural de Belém (PA), em tratamento médico, passou pela mastologista e realizou o exame das mamas na Policlínica. “É muito boa essa oportunidade de realizar todos seus exames na cidade de Santa Inês. Têm casos de câncer de mama na família e acho importante os exames de rastreio serem ofertados de fácil acesso”, frisou.

Além da mastologia, a Policlínica de Santa Inês dispõe de cardiologista, endocrinologia, oftalmologista, ginecologista, dermatologista, psiquiatra, obstetrícia (Ambulatório Especializado de Alto Risco), e pediatria (Ambulatório Especializado de Alto Risco). A unidade ainda conta com equipe Multidisciplinar, de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição Serviço Social, Terapia Ocupacional (Circuito TEA – Autismo), Fonoaudiologia (Circuito TEA – Autismo) e exames laboratoriais e de imagem. 

Mamógrafos

Os 17 mamógrafos da rede da SES estão disponíveis no Hospital de Câncer do Estado Dr. Tarquínio Lopes Filho, Hospital Regional de Chapadinha e Hospital Macrorregional de Coroatá Mamede Trovão, Policlínica da Criança, Policlínica Diamante, Policlínica de Barra do Corda, Policlínica de Codó e Policlínica de Santa Inês. Na rede conveniada, o equipamento é ofertado no Hospital São Rafael, em Imperatriz, e Hospital Aldenora Bello, em São Luís.

No total, o Sistema Único de Saúde (SUS) conta com 56 mamógrafos em funcionamento no Maranhão.

– Publicidade –

Outros destaques