sexta-feira, 3 de maio de 2024

Médicos denunciam 3 meses de atraso nos salários

Foto: Reprodução

Problemas envolvendo repasses de valores do governo para empresas terceirizadas estão prejudicando o salário de médicos contratados, é o que denuncia o Sindicato dos Médicos do Estado do Maranhão. Segundo o Sindicato, há pelo menos três meses os salários estão atrasados e esse é um problema antigo, mas que piorou nos últimos anos de acordo com o diretor do Sidmed.

“Esse problema não é recente. Há muitos anos que ele ocorre e nos últimos dois anos ele vem piorado com a desculpa da crise financeira que passa o país, mas principalmente o estado do Maranhão”, explica Francisco Veras.

Segundo o diretor, os médicos não recebem fixo e sim por plantão e são geralmente contratados de uma empresa que é subcontratada de outra, havendo assim uma terceirização do serviço. Além da falta de aumentos e no atraso dos salários, o sindicato ainda aponta perdas reais nos valores recebidos pelos profissionais e ainda denunciam falta de condições de trabalho.

“Atualmente algumas empresas receberam março e outras estão recebendo abril e outras não receberam. Juntamente a isso, houve uma diminuição no valor do plantão. Desde o início do atual governo não houve aumento no valor do plantão”, reclama o Sindicato.

No ano passado, os médicos chegaram a ficar quatro meses com os salários atrasados e chegaram a decretar uma greve geral em novembro, que foi embargada por conta de uma decisão judicial. Agora novamente com três meses de atraso, eles não descartam a possibilidade de decretar um novo estado de greve.

Uma reunião esta marcada para o dia 10 de julho, quando os médicos vão decidir em assembleia o que devem fazer para tentar resolver os problemas que afetam a categoria.

*

 

– Publicidade –

Outros destaques