Fomentar o futsal no Maranhão e fortalecer os clubes maranhenses nos cenários estadual e nacional. Essa é a missão da nova diretoria da Federação de Futsal do Maranhão (Fefusma), eleita recentemente para o quadriênio 2021-2025. Liderada pelo presidente Alex Ricarte, a chapa “Futsal por todo Maranhão” aposta em uma gestão moderna e que valorize alguns pilares importantes: as categorias de base, o futsal feminino, o crescimento da modalidade no interior do Estado e a formação e capacitação de profissionais e árbitros. Paralelamente a isso, a Fefusma prepara algumas iniciativas voltadas para ações sociais.
“Sabemos do desafio que temos pela frente, mas estamos prontos para fazer com que o nosso futsal cresça e se fortaleça dentro do Estado como fora dele. Temos talentos em todas as regiões do Maranhão, que precisam de oportunidades para brilhar nas quadras. O maranhense é apaixonado pelo futsal, uma modalidade que tem grande apelo popular, bastante visibilidade nos meios de comunicação e uma excelente vitrine para marcas de patrocinadores”, afirmou Ricarte.
O primeiro passo para o fortalecimento da modalidade no Estado foi justamente o Campeonato Maranhense de Futsal, principal competição de futsal do Maranhão. Iniciada em maio, o torneio possui números impressionantes e é considerado o maior de todos os tempos. Contabilizando todas os dados de todas as categorias, o Estadual de Futsal terá a participação de 153 equipes. Ao todo, serão realizados 328 jogos, onde mais de 2 mil atletas estarão competindo.
“Em pouco tempo, conseguimos fazer um Estadual grandioso, com um bom nível técnico. Mas o futsal precisa de mais. Precisamos ir atrás de investimentos para a modalidade crescer. A Fefusma está de portas abertas para novos parceiros e patrocinadores que queiram associar as suas marcas a uma federação séria e preocupada com o desenvolvimento do esporte. Vamos trabalhar cada vez mais pelo melhor do futsal”, concluiu o presidente da Fefusma.
Nova diretoria
A nova diretoria da Fefusma foi eleita por aclamação para o quadriênio 2021-2025, em pleito realizado na sede da entidade, localizada no Ginásio Guioberto Alves, no Bairro de Fátima. Durante esse período, a federação será comandada pelo presidente Alex Ricarte.
Além do dirigente, a nova diretoria da Fefusma é composta por Floriano Rodrigues (vice-presidente), Jairo Junior (vice-administrativo), José Francisco Coqueiro (vice de Competições) e Ezequiel França (vice-Regional). Foram nomeados, ainda, o jornalista Paulo de Tarso Júnior como diretor de Marketing, e Hugo Eduardo, como diretor-técnico.
Em seu discurso, após ser eleito, Alex Ricarte agradeceu ao apoio e à confiança dos clubes, dirigentes e dos ex-presidentes da Fefusma. “Só tenho a agradecer e demonstrar toda minha gratidão por todo apoio que recebi. Muito obrigado aos ex-presidentes Alim Neto e Chicão Castelo Branco por estarem ao nosso lado neste desafio e aos clubes por confiarem no nosso trabalho. Juntos, fortaleceremos o futsal maranhense cada vez mais”, disse.
A eleição que definiu a nova diretoria da entidade máxima do futsal no Maranhão para os próximos quatro anos contou com a participação dos representantes dos clubes devidamente filiados e em dias com suas obrigações perante à entidade: Moto Club, Sampaio Futsal de Araioses, IPPON, A.A. Balsas, CAD e Associação Magnólia.