sexta-feira, 14 agosto, 2020
Início Coronavírus Número de casos ativos de Coronavírus volta a crescer no MA

Número de casos ativos de Coronavírus volta a crescer no MA

Com 86.025 casos confirmados desde o início da pandemia do Coronavírus, o Maranhão possui agora 19.090 casos ativos da doença. O número representa um aumento de números de casos ativos no Maranhão: na terça-feira (30) eram 17.310 casos ativos, na quarta-feira (1) o número aumentou para 18.019.

Segundo dados do grupo de pesquisa em Covid-19 da Universidade Federal do Maranhão, o aumento do número de casos suspeitos provavelmente indica o início de uma segunda onda de coronavírus no estado. Em live nas redes sociais, o professor Antônio Augusto Moura explicou que os dados demonstram que São Luís também teve uma reversão e depois da 4° semana seguida de queda, os números de casos voltaram a crescer nessa semana.

Segundo o professor, essa tendência sugere uma reaceleração de transmissão na Grande Ilha e será necessário observar mais duas semanas para afirmar essa reaceleração. O grupo de pesquisa também chegou a conclusão que o atraso de notificação no número de mortos em São Luís explicam o aumento de casos de mortos e que não há, nesse momento, risco de saturação do serviço de saúde.

Dados 

Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgado nesta quinta-feira (02), a maior parte dos infectados estão recuperados, totalizando 64.816 pessoas. A maioria das pessoas que estão com a doença permanecem em isolamento domiciliar, totalizando 18.157 pessoas. Outras 934 pessoas permanecem internadas em leitos de enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Em São Luís, foram 104 novos casos registrados. Em Imperatriz foram 91 casos e nas demais regiões 2574. Ao todo, foram 174.442 testes realizados.

Óbitos

2.119 pessoas morreram por complicações do Covid-19 no Maranhão. A taxa de letalidade hoje é de 2,46%. A maioria dos óbitos foram de pessoas com mais de 60 anos e, dentre as comorbidades por óbitos, as mais recorrentes são hipertensão arterial e diabetes.

Leitos

Nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em São Luís, a ocupação é de 84,09%, com 28 leitos disponíveis. Nos leitos clínicos, a ocupação é de 28,98% e possui 321 leitos disponíveis.

Em Imperatriz, os leitos de UTI estão com 85,19% de ocupação e os leitos clínicos com 83,95%. Nas demais regiões do Maranhão, as taxas de ocupação nos leitos de UTI exclusivos para o covid-19 é de 60,27%. Já nos leitos clínicos, a ocupação é de 47,57%.

- Publicidade -
Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

Nenhuma das praias monitoradas em São Luís está própria para banho

O monitoramento de Balneabilidade das praias de parte da Região Metropolitana de São Luís, divulgado nesta quinta-feira (13), mostrou que todas das amostras de...
- Publicidade -